segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que é Câncer de laringe?

http://yahoo.minhavida.com.br/saude/temas/66-cancer-de-laringe

O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica (ou seja, localizam-se acima das cordas vocais).

Fatores de risco

Há uma nítida associação entre a ingestão excessiva de álcool e o vício de fumar, com o desenvolvimento de câncer nas vias aerodigestivas superiores. O tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe.

Quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, o risco aumenta para o câncer supraglótico. Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probabilidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primário na área de cabeça e pescoço.

Sintomas

O primeiro sintoma é o indicativo da localização da lesão. Assim, odinofagia (dor de garganta) sugere tumor supraglótico e rouquidão indica tumor glótico e subglótico.

O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de outros sinais e sintomas como a alteração na qualidade da voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um "caroço" na garganta.

Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispneia (dificuldade para respirar ou falta de ar).

Tratamento

O tratamento dos cânceres da cabeça e pescoço pode causar problemas nos dentes, fala e deglutição. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a possibilidade de o tratamento evitar deformidades físicas e problemas psicossociais.

Além dos resultados de sobrevida, considerações sobre a qualidade de vida dos pacientes entre as modalidades terapêuticas empregadas são muito importantes para determinar o melhor tratamento.
Entretanto, mesmo em pacientes submetidos à laringectomia total, é possível a reabilitação da voz através da utilização de próteses fonatórias tráqueo-esofageanas.

De acordo com a localização e estágio do câncer, ele pode ser tratado com cirurgia e/ou radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia, havendo uma série de procedimentos cirúrgicos disponíveis de acordo com as características do caso e do paciente.

Em alguns casos, com o intuito de preservar a voz, a radioterapia pode ser selecionada primeiro, deixando a cirurgia para o resgate quando a radioterapia não for suficiente para controlar o tumor.

A associação da quimio e radioterapia é utilizada em protocolos de preservação de órgãos, desenvolvidos para tumores mais avançados. Os resultados na preservação da laringe têm sido positivos. Da mesma forma, novas técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas permitindo a preservação da função da laringe, mesmo em tumores moderadamente avançados.

Lula deixa São Bernardo do Campo e está a caminho do Hospital Sírio-Libanês

Por O Globo

Agência O Globo – 1 hora 5 minutos atrás

RIO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de deixar seu apartamento em São Bernardo do Campo e segue para o Hospital Sírio-Libanês, onde dará início ao tratamento contra o câncer na laringe.

Para a primeira sessão de quimioterapia, os médicos decidiram que o ex-presidente ficará uma noite internado e deve ter alta pela manhã. Lula passará por três ciclos de medicação, combinando quimioterapia e radioterapia, com intervalo de 20 dias entre eles.

http://br.noticias.yahoo.com/lula-deixa-s%C3%A3o-bernardo-campo-est%C3%A1-caminho-hispital-104200569.html

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pesquisas curiosas sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer – Parte 1

Diversos estudos curiosos estão sendo feitos no Mundo objetivando a cura do câncer. A seguir apresentamos uma lista deles.

Cachorros

Cachorros são capazes de farejar o câncer de intestino, conforme artigo publicado na revista 'British Medical Journal'. Mas os animais só conseguem sentir o cheiro de componente químicos do câncer nas fezes dos pacientes se a doença estiver no estágio inicial. Entretanto, os autores do estudo admitem que a utilização de cachorros para detecção de câncer é pouco prática e cara.
Em outra pesquisa, na França, cães foram treinados para detectar câncer de próstata no cheiro da urina. Já na Alemanha, cachorros conseguiram farejar com alta taxa de sucesso o câncer de pulmão em estágio inicial.

Pesquisadores esperam identificar e isolar as substâncias que os animais sentem pelo olfato e criar testes laboratoriais para detectá-las.

Café

O café apresentou benefícios na prevenção de algumas formas de câncer, apesar de alguns médicos não recomendarem a bebida por seus outros efeitos negativos. Um estudo realizado na Suécia mostra que o consumo de cinco ou mais xícaras de café por dia reduz a incidência de uma das formas mais agressivas do câncer de mama. Nos homens, a mesma quantidade mostrou reduzir em 60% a chance de desenvolvimento do câncer de próstata letal, de acordo com estudo realizado pela universidade de Harvard.

Unhas do Pé

Cientistas americanos descobriram que a nicotina absorvida pelo corpo deixa rastros nas unhas dos pés. Assim, a partir da análise de pedaços de unha, eles podiam calcular o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão.

A técnica teve melhor resultado em estudos com fumantes, mas também pode ser aplicada em fumantes passivos. A pesquisa foi realizada na universidade de San Diego, nos Estados Unidos.

Dedo Indicador

Um estudo publicado no 'British Journal of Cancer' traça uma relação entre o comprimento do dedo indicador do homem com o risco que ele tem de desenvolver câncer de próstata. O fato pode ajudar a identificar grupos de risco e aplicar métodos de prevenção.
Homens cujo dedo indicador é mais longo do que o dedo anular têm uma probabilidade significativamente menor de desenvolver a doença. A pesquisa envolveu 4,5 mil homens.

A explicação seria que o comprimento dos dedos é determinado durante a gestação e estaria ligado aos níveis de hormônios sexuais no útero da mãe. A criança terá um dedo indicador mais longo quando exposta a níveis menores de testosterona antes do nascimento, o que poderá ser uma proteção contra o câncer de próstata na fase adulta.

Chá Verde

O chá verde é um dos poucos alimentos que comprovadamente mantêm seus efeitos benéficos após a digestão no corpo humano. As substâncias da bebida desaceleram o crescimento de tumores.

Usado há séculos na medicina tradicional chinesa, o chá verde tem a crença em seus benefícios fortalecida com o estudo da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha.

Mas, como muitos outros métodos, os efeitos do chá verde ainda causam polêmica na comunidade médica e recomenda-se sempre consultar um especialista para cada caso específico para ter certeza de que a bebida não vai ser prejudicial.

Pipoca

De acordo com cientistas da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, a pipoca contém mais antioxidantes que a maioria dos cereais. O estudo comparou cereais matinais com frutas e legumes e concluiu que a quantidade de polifenois presente nestes alimentos eram semelhantes entre si.

Os polifenois removem os radicais livres do corpo, combatendo o crescimento de tumores.

Carne Marinada

Marinar a carne em cerveja ou vinho antes de fritá-la reduz a produção de substâncias carcinogênicas na mesma, afirmou um estudo publicado na revista 'New Scientist'. Segundo a pesquisa, deixar a carne nessas bebidas por cerca de seis horas antes do preparo reduziu em 90% os níveis dos compostos chamados amino-heterocíclicos (HA), que podem provocar tumores cancerígenos.

Os HA se formam pela conversão de açúcar e aminoácidos presentes no tecido muscular com a ação do calor. Cientistas acreditam que o álcool teria a capacidade de prevenir que moléculas solúveis em água sejam transportadas para a superfície da carne, onde seriam transformadas no composto carcinogênico durante a fritura.

Tomates Transgênicos

Uma equipe de pesquisadores britânicos do John Innes Centre, na Inglaterra, criou um tomate geneticamente modificado que contém altos níveis de antocianinas, uma substância que protege contra o câncer e outras doenças.

A alteração genética deixa os tomates roxos e testes em laboratório tiveram sucesso na prevenção do câncer em camundongos.

Felicidade

Uma pesquisa realizada por especialistas israelenses sugere que sentir-se feliz e ter uma atitude positiva diante da vida pode ser uma arma eficaz na prevenção contra o câncer de mama.

A equipe da Universidade de Ben-Gurion afirma que mulheres que se dizem felizes têm 25% menos chances de desenvolver a doença, enquanto as que viveram eventos traumáticos estão mais vulneráveis a desenvolver o tumor. Os especialistas entrevistaram mais de 250 mulheres com idades entre 25 e 45 anos.

Matemática

Pesquisadores espanhóis desenvolveram um modelo matemático capaz de prever a evolução de um tumor. O método permite conhecer o crescimento das células cancerígenas em diferentes fases e facilitaria a determinação de tratamentos para cada caso.

Embora o estudo ainda esteja em fase preliminar, a equipe trabalha na incorporação das variáveis que simulem a administração de um tratamento. Assim, eles poderão realizar testes em computador antes de ministrar drogas ao paciente.

Diamantes

Pesquisadores americanos da Universidade Northwestern criaram um método de atacar tumores em estágio avançado do câncer de mama e de fígado utilizando uma potente droga quimioterápica aliada a minúsculas partículas de carbono conhecidas como nanodiamantes.

A técnica foi testada em ratos e mostrou que os nanodiamantes ajudam a droga doxorrubicina a penetrar no tumor e reduzir seu tamanho. Sem os nanodiamantes, o medicamento era rejeitado pelo corpo.

Equatorianos

Um grupo de 100 equatorianos portadores de uma rara síndrome que os faz ter até 1m25cm de altura têm ajudado um pesquisador a desenvolver tratamentos contra tumores, já que, além de não crescerem muito, estas pessoas também são imunes a diabete e câncer.

A doença, conhecida como síndrome de Laron, só tem mais 300 casos registrados em outros lugares do mundo. O pesquisador Jaime Guevara Aguirre, que há 24 anos estuda o grupo equatoriano, espera poder adaptar medicamentos que bloqueiam o crescimento para uso em pacientes com câncer.

Quem sofre dessa síndrome tem deficiência em um receptor do fígado que impede o processamento do hormônio do crescimento. Aguirre espera que, se medicamentos forem usados para bloquear esse receptor em um adulto, que não necessita crescer mais, seria possível lutar contra o câncer.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Câncer pode surgir de células inesperadas, diz estudo.

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/08/18/cancer-pode-surgir-de-celulas-inesperadas-diz-estudo/

No câncer, os tumores não são uniformes, são mais parecidos a sociedades complexas, cada um com um equilíbrio único entre diferentes tipos de células cumprindo diferentes funções. Compreender esta estrutura é essencial no tratamento da doença já que cada célula é sensível a um tipo de medicamento. Uma teoria amplamente aceita afirma que os tumores funcionam com uma "hierarquia", na qual todas as células cancerígenas descendem de um tipo especial de células-tronco de câncer capazes de se renovar. Esta teoria faz crer que ao atacar as células-tronco, se ataca o tumor inteiro.

Mas novas descobertas feitas por pesquisadores da universidade de Harvard, do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT) e do Instituto Whitehead sugerem que os tumores podem ser "sociedades" sem hierarquia. Os estudos mostram que células cancerígenas podem partir de diferentes células, o que coloca em dúvida a eficácia de atacar apenas as células-tronco. A pesquisa combinou evidências experimentais e modelos matemáticos para estudar o equilíbrio celular dos tumores.

Se as novas evidências se confirmarem, ficará provado que uma grande variedade de células podem se converter no tipo de células-tronco que dá origem ao câncer, o que exigiria tratamentos mais complexos. Apesar de o estudo levantar mais perguntas que respostas, os cientistas já conseguiram construir um modelo matemático capaz de prever a forma como um tumor multiplica suas células a fim de alcançar um equilíbrio entre os diferentes tipos celulares. A partir de agora, os pesquisadores esperam criar métodos de inteferir no funcionamento dos tumores.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Campanha com famosos Sorria para Si Mesmo divulga autoexame

O câncer de boca está entre os mais comuns no Brasil e seu aparecimento está relacionado principalmente a dois fatores que costumam potencializar também outros problemas de saúde: o álcool e o cigarro. Para conscientizar a população sobre a doença, no próximo dia 14 de outubro, será relançada a Campanha Nacional do Autoexame contra o Câncer de Boca, intitulada “Sorria para Si Mesmo”.

Cientes da importância de divulgar o autoexame, vários artistas se sensibilizaram e aderiram à campanha, como a madrinha Caroline Bittencourt, as atrizes Maria Fernanda Cândido e Regina Duarte, além dos cantores Daniel, Sérgio Reis e Chitãozinho e Xororó.

É importante lembrar que este tipo de câncer pode afetar lábios, língua, assoalho de boca, gengivas e palato duro (céu da boca). “Os tumores mais frequentes são os dos lábios, causados por exposição prolongada ao sol, além disso, o HPV também é um dos fatores de risco”, alerta o Dr. Mauro Kassuo Ikeda, cirurgião oncologista de cabeça e pescoço do Hospital A. C. Camargo.

Cinco passos do autoexame

Fazer o autoexame é bastante simples e eficaz na identificação de alterações bucais e na prevenção do câncer. Para isso, em frente ao espelho, com uma boa iluminação, realize os passos a seguir.

Passo 1
Olhe seus lábios superior e inferior, por fora e por dentro, inclusive as gengivas.
Passo 2
Com a ajuda das mãos, olhe para dentro das bochechas, na região das mucosas. Examine também a garganta e o palato (céu da boca).
Passo 3
Observe a língua: olhe o lado de cima, embaixo e as laterais.
Passo 4
Apalpe com suavidade a pele do rosto e do pescoço, procurando sinais antes não notados.
Passo 5
Sorria para si mesmo e visite um dentista periodicamente.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico precoce é tão importante para o câncer de boca quanto para qualquer outro tipo. Como os pacientes não costumam sentir dor, dão pouco valor aos primeiros sinais. “A descoberta deste tipo de câncer é um problema de saúde pública, por isso disseminar o autoexame e cuidados como deixar de fumar, beber e visitar periodicamente um dentista é muito importante”, destaca o Dr. Mauro.

Depois de identificada a lesão, é feita uma biópsia. O tratamento se dá normalmente por cirurgia e, em alguns casos, é associado à radioterapia. “As melhores prevenções do câncer de boca são agir sobre os fatores de risco, deixando de beber e de fumar, e realizar o autoexame para um possível diagnóstico precoce”, diz Mauro.

Hélice
Especial para o Terra

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Steve Jobs morreu nesta quarta-feira (5), vítima de um tipo raro de câncer pancreático

http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI5397047-EI1497,00-Raro+cancer+de+Jobs+tem+sobrevida+ate+vezes+maior.html
Raro, câncer de Jobs tem sobrevida até 10 vezes maior

DANIELLE BARG

Marcado por uma história de sucessos e invenções que revolucionaram a relação do homem com a tecnologia, Steve Jobs foi vítima de um tipo de tumor pancreático raro, chamado de tumor neuroendócrino, que acomete uma a cada 100 mil pessoas. O cofundador e ex-presidente do conselho de administração da Apple morreu nesta quarta-feira (5), deixando um legado de inovação que construiu até mesmo durante o estágio mais avançado da doença - Jobs esteve à frente do grupo até o dia 24 de agosto.
O tumor neuroendócrino é um pouco menos agressivo do que o câncer de pâncreas mais comum, conhecido como adenocarcinoma, responsável por 90% dos casos, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). A principal diferença entre os dois casos, segundo explica Veridiana Pires de Camargo, oncologista clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês, é que a evolução do tumor neuroendócrino é mais lenta, o que permite um tempo de sobrevida maior aos pacientes - a exemplo do próprio Jobs, que descobriu a doença em 2004.

"No caso do câncer pancreático comum, a sobrevida é de seis a nove meses, quando há metástase. Já o paciente que sofre do tumor neuroendócrino pode viver mais de cinco anos, com acompanhamento", ela explica.

Outra diferença está nas causas da doença. Enquanto o câncer de pâncreas comum está associado à obesidade, ao tabagismo, histórico familiar e hábitos alimentares, o neuroendócrino pode, somente em alguns casos, estar associado a síndromes genéticas. "Não existe nada determinado para este tipo de câncer. O câncer neuroendócrino não está ligado a um fator de risco conhecido, infelizmente", afirma Aline Angélica Porto Rocha Lima, oncologista do Hospital Brasil.

Os sintomas também são mais leves quando comparados ao adenocarcinoma, que é caracterizado por muitas dores abdominais, perda de peso repentina e alteração dos níveis de glicose, entre outros sintomas. Embora os sinais sejam sutis, é importante estar atento a sinais como dores nas costas, emagrecimento e amarelamento da pele. "Tendo estes sintomas, o paciente deve procurar o médico, que irá pedir os exames necessários. Geralmente, são feitos exame de imagem, como ressonância ou tomografia, e depois a biopsia".

Tipos da doença

Veridiana explica que existem dois tipos de tumor neuroendócrino: os funcionantes e os não-funcionantes. "Os funcionantes produzem alguns hormônios em demasia, causando sintomas como diarreia, bronquite, vermelhidão e ondas de calor. Já o não-funcionante traz dores abdominal que pode ir pras costas, alteração glicêmica e outros sintomas não muito específicos, que normalmente começam a aparecer quando a doença já está mais avançada".

Em termos de agressividade, não há muita diferença entre os dois tipos, mas o grande problema do tumor neuroendócrino é a dificuldade de diagnóstico. "Normalmente quando o paciente descobre já tem metástase, pois os sintomas não são muito específicos. O tumor cresce lentamente e tem um grau de agressividade muito baixa, então o paciente acaba não indo buscar ajuda. É um diagnostico difícil, até pela sua raridade. São poucos especialistas no mundo que mexem com este tipo de tumor", indica Veridiana.

A oncologista Aline explica que o pâncreas tem a função de produzir vários tipos de hormônios, entre eles, a insulina, que controla a glicose. Além disso, é responsável por produzir enzimas que ajudam na digestão. "Se o paciente descobre a doença precocemente, e consegue fazer uma cirurgia, conseguirá viver sem o pâncreas, por meio de medicamentos que suprem estes hormônios. Às vezes, o corpo se adapata e acaba produzindo os hormônios em outros órgãos".

Tratamento e chances de cura

Segundo Veridiana, o tumor neuroendócrino não responde bem à quimioterapia, por isso, geralmente é tratado com uma medicação à base de somatostatina, que age no controle dos sintomas mais graves, e não necessariamente no controle do crescimento do tumor.

Este ano, no entanto, uma novidade foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão americano que controla os medicamentos, de acordo com Veridiana. O Sutent, um remédio que já era utilizado no tratamento de outros tipos de câncer, mostrou efeitos positivos também nestes casos e, por isso, passou a ser prescrito. "No Brasil já é vendido, mas no nosso sistema de saúde ainda não é utilizado, é um remédio ainda muito caro", explica.

A medicação funciona como a quimioterapia - age nas células cancerígenas e inibe seu desenvolvimento - só que de forma mais eficaz para este tipo de câncer.

Assim como as demais medicações com este fim, o tratamento é agressivo. "Pode interferir na qualidade de vida do paciente, causando fadiga, diarreia, vermelhidão e calos nas mãos e nos pés, além de alterações de anemia, de baixa imunidade e queda de plaquetas", observa Veridiana.

A cura é possível para pacientes que descobrem a doença em um estágio precoce. "Quando ainda não há metástase no fígado ou em outros lugares, a chance de cura é alta, pois podemos fazer uma cirurgia. Os que descobrem a doença com metástase já não são mais pacientes curáveis, mas podem receber acompanhamento constante com sobrevida além dos cinco anos", indica a especialista Veridiana.

O exemplo de Jobs, que lutou até os últimos dias e chegou a fazer um transplante de fígado para tentar driblar o avanço do tumor, mostra que os limites da doença variam de pessoa para pessoa. "O próprio corpo dita a hora de parar", conclui a oncologista.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Substância encontrada no vinho tinto teria capacidade de acabar com câncer de mama, aponta estudo

03/10/2011 - 17h46
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/10/03/substancia-encontrada-no-vinho-tinto-pode-acabar-com-cancer-de-mama-aponta-estudo.jhtm
Do UOL Ciência e Saúde
Em São Paulo

Uma substância química encontrada no vinho tinto pode parar o câncer de mama, de acordo com uma nova pesquisa. Os testes em laboratório mostraram que o resveratrol, encontrado na casca da uva, poderia impedir o desenvolvimento da doença, bloqueando os efeitos do hormônio estrógeno.

Os cientistas disseram que a descoberta, publicada na revista Faseb, tem importantes implicações para o tratamento de pacientes. Sebastiano Ando, da Universidade de Calabria, na Itália, afirma: "Resveratrol é um potencial fármaco que pode ser explorado quando o câncer de mama se torna resistente à terapia hormonal."

A substância química também é encontrada em blueberries, amendoins e cranberries.

O resveratrol bloqueia o caminho do estrogênio ao combinar com o DNA no corpo da mulher para espalhar células tumorais, transformando-as em malignas.

A pesquisa descobriu que o crescimento de células de câncer de mama era reduzido drasticamente quando eram tratadas com o ingrediente natural, enquanto nenhuma alteração foi observada nas células que não foram tratadas.

Outros experimentos revelaram que o efeito estava relacionado a uma redução nos níveis de receptor de estrogênio causada pelo próprio resveratrol.

Ainda que a descoberta possa ajudar muitas pessoas, o médico e editor-chefe da revista Faseb, Gerald Weissman, aponta que de maneira alguma as pessoas devem sair e começar a usar vinho tinto ou outros suplementos para tratar o câncer de mama.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Cristo Redentor Iluminado


Na noite de hoje, 4 de outubro de 2011 (terça feira) o Cristo Redentor recebe uma iluminação rosa, promovida pela FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), com o objetivo de alertar o povo para a importância da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, movimento mundial trazido ao Brasil em 2008 para a prevenção desta doença.

Devemos lembrar também que, no dia 12 de outubro, o monumento do Cristo Redentor estará fazendo aniversário de 80 anos de idade, com seus braços abertos para a Baía da Guanabara e a cidade do Rio de Janeiro.