quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cuidados com o preparo dos alimentos durante o tratamento

Durante o tratamento quimioterápico devem ser evitados alimentos crus, como sushi, carpaccio e ceviche, legumes e verduras cruas, leite e derivados não pasteurizados, polpas de frutas não pasteurizadas, como o açaí.

Qualquer alimento deve ser bem lavado e higienizado antes de ser consumido. As folhas devem ser lavadas uma a uma em água corrente, na direção das pontas para a raiz, e colocadas de molho em água com cloril.

Os legumes devem ser lavados com o auxílio de uma escovinha para que saiam toda a terra e impurezas retidas na casca antes de serem descascados e consumidos crus, como no caso da cenoura.

O mesmo processo se aplica às frutas, que devem ser comidas preferencialmente descascadas. Para se comer com casca, a fruta deve ser colocada de molho em água com cloril depois da primeira higienização com escova e água.

Os ovos devem ser lavados em água corrente com esponja e sabão antes de serem cozidos ou fritos.

Todas as embalagens comerciais como leite, queijo, iogurte, etc. devem ser lavadas com sabão de coco ou neutro antes de irem para a geladeira ou freezer.

A bancada de trabalho e os utensílios utilizados no preparo dos alimentos também devem ser bem lavados antes de sua utilização.

Observação: na falta do cloril usar Solução de Hipoclorito de Sódio: uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água filtrada; deixar por 40 minutos e após esse período lavar bem com água filtrada, a fim de retirar o resíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário