terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dúvidas mais comuns durante o tratamento do câncer.

Esta postagem foi baseada em: HEMORIO – Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - Manual do Paciente em Quimioterapia e INCA – Perguntas e Respostas sobre Quimioterapia.

Posso manter minhas atividades físicas?

Se você já pratica esportes ou deseja iniciar atividades físicas, não há contraindicação à prática de exercícios durante o tratamento. É possível que você se sinta menos disposto e um pouco mais cansado, sendo necessário que sempre fique atento para não ultrapassar seu limite de esforço. É desejável a orientação de um fisioterapeuta.

Posso manter minha atividade sexual?

As relações sexuais devem ser evitadas durante o período de baixa imunidade, isto é, durante a aplasia da medula. Entretanto, você poderá retornar às atividades sexuais quando a medula óssea voltar a produzir células em níveis normais.

Para o INCA as atividades sexuais podem ser mantidas normalmente, mas com o uso de camisinha para prevenir a gravidez, esta sim contra-indicada.

Posso utilizar bebidas alcoólicas?

Desde que ingeridas em pequenas quantidades. É proibido tomar bebidas alcoólicas poucos dias antes ou poucos dias após receber a aplicação da quimioterapia; e quando o paciente estiver tomando antibióticos, tranqüilizantes ou remédios para dormir.

Posso usar outros medicamentos?

Muitos medicamentos, mesmo os homeopáticos e os "chás naturais", podem interferir no tratamento quimioterápico ou aumentar os efeitos colaterais. Por isso, nesta fase de tratamento, você deve usar somente aqueles prescritos pelo seu médico.

É importante também dar uma olhada na bula do seu remédio, pois uma coisa aparentemente inofensiva pode interagir com o medicamento. Segundo a bula do Sutent, por exemplo, o grapefruit (toranja) deve ser evitado para quem está fazendo o tratamento com este remédio.

No meu caso, fui desaconselhado de tomar qualquer tipo de “chás naturais” e mel de abelha, considerando a possibilidade do produtor não seguir rigorosamente os preceitos de higiene, o que seria arriscado para uma pessoa com baixa imunidade.

Posso ir ao cinema, teatro, jogos de futebol, etc?

As aglomerações devem ser evitadas durante o período de baixa imunidade.

Posso ir à praia e à piscina?

O excesso de sol deve ser evitado, considerando as alterações da pele e a ruborização que podem ocorrer como efeitos colaterais. Assim, é aconselhável, quando for à praia ou ao clube, ir nos horários menos quentes (até 10:30 h da manhã e depois das 16 h), passar protetor solar (30 ou mais) e ficar na sombra. Lembre-se que mesmo debaixo da barraca na praia você se queima.

Durante a baixa imunidade, a piscina, o mar e a areia devem ser evitados diante da possibilidade de se contrair doenças.

Posso engravidar durante o tratamento?

Não. Você deve tomar medidas contraceptivas como, por exemplo, o uso de pílulas anticoncepcionais e preservativos ("camisinha" masculina ou feminina).

Se você pretende engravidar após o término do tratamento, converse antes com seu médico assistente.

Posso ir ao dentista durante o período de tratamento?

Sim, deve haver acompanhamento odontológico durante todo o período de tratamento. Entretanto, o dentista deve estar bem familiarizado com os efeitos colaterais.

A saúde da boca é de extrema importância para uma melhor evolução do tratamento quimioterápico, principalmente no que se refere às mucosites e às infecções. Restaurações e limpezas podem ser realizadas sem nenhuma complicação; já os procedimentos mais invasivos, como extrações, só devem ser realizados com liberação do seu médico assistente.

É importante lembrar que a higiene bucal com fio dental, escova macia e creme dental deve ser realizada cuidadosamente, depois de todas as refeições, com o objetivo de prevenir tanto a cárie como a inflamação gengival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário