terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dúvidas mais comuns durante o tratamento do câncer.

Esta postagem foi baseada em: HEMORIO – Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti - Manual do Paciente em Quimioterapia e INCA – Perguntas e Respostas sobre Quimioterapia.

Posso manter minhas atividades físicas?

Se você já pratica esportes ou deseja iniciar atividades físicas, não há contraindicação à prática de exercícios durante o tratamento. É possível que você se sinta menos disposto e um pouco mais cansado, sendo necessário que sempre fique atento para não ultrapassar seu limite de esforço. É desejável a orientação de um fisioterapeuta.

Posso manter minha atividade sexual?

As relações sexuais devem ser evitadas durante o período de baixa imunidade, isto é, durante a aplasia da medula. Entretanto, você poderá retornar às atividades sexuais quando a medula óssea voltar a produzir células em níveis normais.

Para o INCA as atividades sexuais podem ser mantidas normalmente, mas com o uso de camisinha para prevenir a gravidez, esta sim contra-indicada.

Posso utilizar bebidas alcoólicas?

Desde que ingeridas em pequenas quantidades. É proibido tomar bebidas alcoólicas poucos dias antes ou poucos dias após receber a aplicação da quimioterapia; e quando o paciente estiver tomando antibióticos, tranqüilizantes ou remédios para dormir.

Posso usar outros medicamentos?

Muitos medicamentos, mesmo os homeopáticos e os "chás naturais", podem interferir no tratamento quimioterápico ou aumentar os efeitos colaterais. Por isso, nesta fase de tratamento, você deve usar somente aqueles prescritos pelo seu médico.

É importante também dar uma olhada na bula do seu remédio, pois uma coisa aparentemente inofensiva pode interagir com o medicamento. Segundo a bula do Sutent, por exemplo, o grapefruit (toranja) deve ser evitado para quem está fazendo o tratamento com este remédio.

No meu caso, fui desaconselhado de tomar qualquer tipo de “chás naturais” e mel de abelha, considerando a possibilidade do produtor não seguir rigorosamente os preceitos de higiene, o que seria arriscado para uma pessoa com baixa imunidade.

Posso ir ao cinema, teatro, jogos de futebol, etc?

As aglomerações devem ser evitadas durante o período de baixa imunidade.

Posso ir à praia e à piscina?

O excesso de sol deve ser evitado, considerando as alterações da pele e a ruborização que podem ocorrer como efeitos colaterais. Assim, é aconselhável, quando for à praia ou ao clube, ir nos horários menos quentes (até 10:30 h da manhã e depois das 16 h), passar protetor solar (30 ou mais) e ficar na sombra. Lembre-se que mesmo debaixo da barraca na praia você se queima.

Durante a baixa imunidade, a piscina, o mar e a areia devem ser evitados diante da possibilidade de se contrair doenças.

Posso engravidar durante o tratamento?

Não. Você deve tomar medidas contraceptivas como, por exemplo, o uso de pílulas anticoncepcionais e preservativos ("camisinha" masculina ou feminina).

Se você pretende engravidar após o término do tratamento, converse antes com seu médico assistente.

Posso ir ao dentista durante o período de tratamento?

Sim, deve haver acompanhamento odontológico durante todo o período de tratamento. Entretanto, o dentista deve estar bem familiarizado com os efeitos colaterais.

A saúde da boca é de extrema importância para uma melhor evolução do tratamento quimioterápico, principalmente no que se refere às mucosites e às infecções. Restaurações e limpezas podem ser realizadas sem nenhuma complicação; já os procedimentos mais invasivos, como extrações, só devem ser realizados com liberação do seu médico assistente.

É importante lembrar que a higiene bucal com fio dental, escova macia e creme dental deve ser realizada cuidadosamente, depois de todas as refeições, com o objetivo de prevenir tanto a cárie como a inflamação gengival.

Um comentário:

  1. Estou dando um testemunho sobre o Dr.JAMES, o grande Herbalista, ele tem o
    curar todos os tipos de doenças, ele curou meu câncer de mama, embora
    Eu passei por sites diferentes. Vi testemunhos diferentes sobre
    Dr. James curando as pessoas de câncer de mama, então eu me perguntei por que as pessoas ainda sofrem com isso?
    então decidi entrar em contato com drjamesherbalmix@gmail.com, não acreditava nele
    muito, eu só queria experimentá-lo, ele respondeu meu e-mail e precisava
    algumas informações sobre mim, então eu enviei para ele, ele preparou
    (CURE) e o enviou ao Airfreight Online Courier Service para entrega,
    ele deu meus detalhes ao Courier Office, eles me disseram que 3-5 dias
    Vou receber o pacote e tomei o remédio como prescrito por ele (MANHÃ E NOITE)
    e fui fazer um check-up 1 semana depois que terminei o medicamento, eu estava
    teste negativo, se você é um paciente com câncer de mama ou está sofrendo de algum tipo de doença como efeitos no reto, danos no intestino, obstrução intestinal, doença do ovário, câncer, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, doença de Lyme, HPV, infecções no fígado Doença, Doenças Auto-Imunes, Doença de Parkinson, Lúpus, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Mielofibrose Aguda, Sintomas de Alzheimer, CÂNCER DE MAMA, DIABETES, PERDA DE CABELO, TRATAMENTO DE CABELO, TRATAMENTO LEUCEMIA, LEUCEMIA MIELÓIDE, TRATAMENTO DE CÉLULAS-TRONCO. .. entre em contato com o Dr. James via: (drjamesherbalmix@gmail.com) ou envie uma mensagem para ele no whatsapp +2548152855846

    ResponderExcluir