quarta-feira, 28 de maio de 2014

Novo teste de câncer de próstata pode aposentar toque retal

Portal A Tarde 06/03/2014
http://atarde.uol.com.br/cienciaevida/materias/1573761-novo-teste-de-cancer-de-prostata-pode-aposentar-toque-retal
Um teste barato, fácil e preciso para detectar o câncer de próstata pode estar disponível nos próximos meses. Estudos mostram que o novo teste, feito com a urina, pode ser duas vezes mais confiável que o exame de sangue existente para a detecção da doença.

O teste também informa aos médicos a gravidade do câncer. Além de salvar vidas, vai aposentar, segundo especialistas, o toque retal. É descrito como o maior avanço no diagnóstico do câncer de próstata em 25 anos.

Além de preciso, deve custar, quando chegar ao mercado, menos de R$40 por paciente, o que permitiria a realização de testes em todos os homens a partir dos 40 anos, como acontece com o câncer de mama.

O material foi desenvolvido por estudiosos da britânica Universidade de Surrey. Cientistas anunciaram ter chegado a um acordo com duas empresas, o que porá o teste em consultórios médicos ainda este ano.

O inventor do teste é o professor de oncologia médica Hardev Pandha, que acredita no potencial de poder detectar rapidamente a doença, salvando centenas de vidas a baixo custo.

Super-heróis homenageiam garoto que morreu de câncer aos 5 anos nos EUA

20/05/201413h16
Do UOL, em São Paulo
Cory Denton (à esq.), tio de Brayden, e amigos participam do funeral do garoto fã de super-heróis

Foram 13 meses de batalha contra um tumor na cabeça até Brayden Denton, 5, sucumbir ao câncer. O garotinho morreu no dia 8 de maio, em Kentland, Indiana (Estados Unidos), e foi homenageado amorosamente por seu tio e amigos, na semana passada, com aquilo de que mais gostava: super-heróis.

Fã do Homem-Aranha, Brayden tinha vários bonecos do personagem e de outras lendas das histórias em quadrinhos e do cinema. Sua mãe, Staci Denton, pensou que a criança não se animaria com pessoas vestidas formalmente, se pudesse escolher como seria seu funeral, então decidiu fazer a cerimônia com o que mais empolgava seu filho.

Staci usou uma camiseta do Homem-Aranha, e o tio de Brayden, Cory Denton, vestiu o traje completo do Thor. "Foi difícil, mas fiz isso por ele", disse Cory, que carregou o caixão ao lado de Homem-Aranha, Super-Homem, Hulk, Batman e Homem de Ferro.

De acordo com o divulgado pelo jornal norte-americano "New York Daily News", Brayden tinha um tipo agressivo de tumor no cérebro, terminal em 100% dos pacientes. A criança passou por tratamento com altas doses de esteroides e 30 sessões de radiação.
Staci doou para pesquisa o material retirado do tumor e quer fazer com que as pessoas saibam mais sobre a doença que levou seu filho.

Antes de partir, Brayden pôde realizar um sonho: conheceu o Homem-Aranha –de verdade--, no ano passado, nos estúdios da Universal, na Flórida

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Câncer de próstata pode ser sexualmente transmissível, dizem cientistas


Michelle Roberts
Editora de Saúde da BBC News
Atualizado em  20 de maio, 2014 - 15:42 (Brasília) 18:42 GMT

O câncer de próstata pode ser uma doença sexualmente transmissível causada por uma infecção comum, porém muitas vezes silenciosa, transmitida durante a relação sexual, de acordo com um grupo de pesquisadores americanos.

Apesar de vários tipos de câncer serem causados por infecções, o grupo britânico Cancer Research UK, que realiza pesquisas sobre a doença, diz que é muito cedo para adicionar o câncer de próstata a esta lista.
Cientistas da Universidade da Califórnia testaram células da próstata humana em laboratório e descobriram que uma infecção sexual chamada tricomoníase ajudava no crescimento do câncer.

Agora, mais pesquisas são necessárias para confirmar essa ligação, disseram os cientistas na publicação da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS).

Infecção sexual
Acredita-se que cerca de 275 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas pela tricomoníase. Ela é a infecção não-viral mais comum transmitida sexualmente.

Muitas vezes, a infecção não apresenta sintomas e a pessoa não está ciente de que está contaminada.
Homens podem sentir coceira ou irritação dentro do pênis, ardor após urinar ou ejacular, ou um corrimento branco no pênis.

Já mulheres podem sentir coceira ou dor na região genital, desconforto ao urinar ou um cheiro desagradável.
Esta pesquisa não é a primeira a sugerir uma ligação entre a tricomoníase e o câncer de próstata. Um estudo realizado em 2009 descobriu que um quarto dos homens com câncer de próstata mostrou sinais de tricomoníase, e estes indivíduos eram mais propensos a ter tumores avançados.

O estudo da PNAS sugere como a doença sexualmente transmissível poderia tornar os homens mais vulneráveis ao câncer de próstata, embora não seja a prova definitiva dessa ligação.

A professora Patricia Johnson e seus colegas descobriram que o parasita que causa a tricomoníase - Trichomonas vaginalis - produz uma proteína que causa inflamação e invasão de células benignas e cancerosas da próstata.

Eles dizem que mais estudos devem, agora, explorar esse dado - especialmente diante do fato de que a causa do câncer de próstata segue desconhecida.

Quebra-cabeça
Nicola Smith, do Cancer Research UK, disse: "Este estudo sugere um possível caminho pelo qual o parasita Trichomonas vaginalis poderia incentivar células cancerosas da próstata para crescer e se desenvolver mais rapidamente".

"Mas a pesquisa foi feita apenas no laboratório, e evidências anteriores em pacientes não mostraram uma clara ligação entre o câncer de próstata e esta infecção sexualmente transmissível".

"Há uma grande quantidade de pesquisas sobre o risco de câncer de próstata e estamos trabalhando duro para juntar as peças do quebra-cabeça".

Segundo ele, ainda há fatores de estilo de vida desconhecidos que parecem afetar o risco de desenvolver a doença, sem nenhuma evidência convincente de uma ligação com a infecção.

"O risco do câncer de próstata é conhecido com o aumento da idade", disse Smith.


O câncer de próstata é mais comum em homens com mais de 70 anos, e é possível que haja algum risco genético, já que a doença pode ocorrer em famílias.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Carlos Nascimento volta ao ar no SBT e divide bancada com Sheherazade

"Ninguém crê no que o SBT fez por mim", diz Carlos Nascimento
Ricardo Feltrin
Colunista do UOL 25/04/2014

Convidado-surpresa do Troféu Imprensa que vai ao ar no próximo domingo (27), Carlos Nascimento, que enfrenta um câncer, deu depoimento comovente sobre a forma com que foi apoiado pelo SBT assim que descobriu sua doença, no final do ano passado.

Ao lado da parceira de bancada, Karyn Bravo, ele recebeu o prêmio de melhor telejornal de 2012 (o Imprensa escolhe os melhores do ano e sempre recebe vencedores de anos anteriores, para entrega da estatueta).

Silvio Santos pediu que ele dissesse algumas palavras, mas não imaginava que seu âncora levaria às lágrimas a plateia, jurados, os funcionários do SBT e até a colega Karyn.

"Quando conto às pessoas como o SBT agiu comigo, elas dizem que é mentira. Que não existe empresa assim", relatou o jornalista.

Ele se referia ao fato de, afastado para tratamento, fora do ar, ainda assim dois meses antes de seu contrato vencer, no ano passado, o SBT enviou um advogado em sua casa pedindo que ele já assinasse a renovação. "O cara falou: o Silvio falou para você assinar aqui e continuar o tratamento fora do ar. Se e quando você melhorar, você volta".

"Que empresa do mundo faria isso por um empregado e não o deixaria sem contrato?", perguntou, retoricamente, ao microfone. Ao seu lado, Karyn ficou em lágrimas. "Não vejo a hora de ter meu companheiro de volta", afirmou ela.

Nascimento também elogiou o tratamento recebido pelo hospital Sírio-Libanês. "Não imaginei que existisse um hospital assim, com aquela qualidade. Espero que ninguém fique doente, mas se um dia isso ocorrer, o Sírio é o lugar (para ir)", afirmou Nascimento, 59 anos.
Nascimento marcou a volta da bancada para o final de maio. O SBT já o incluiu como âncora na cobertura das eleições que ocorrem no final do ano. Ele, que já foi operado, continua em tratamento contra um câncer no intestino.

A premiação existe há 56 anos, e foi criada pelo jornalista Placido Manaia Nunes (1934-2007)

Carlos Nascimento volta ao ar no SBT e divide bancada com Sheherazade
  • O jornalista ainda se recupera da cirurgia que sofreu em março para tratar um câncer no reto
RIO — Carlos Nascimento volta à frente do “SBT Brasil” nesta segunda-feira. O jornalista ainda se recupera da cirurgia que sofreu em março no Hospital Sírio-Libanês para tratar um câncer no reto. A novidade é que Carlos, que irá cobrir férias de Joseval Peixoto, estará na bancada ao lado de Rachel Sheherazade.

Ele está afastado do SBT desde setembro do ano passado, após ser diagnosticado com câncer. A última aparição de Carlos na emissora foi no último dia 27 de abril para receber o Troféu Imprensa na categoria jornalismo ao lado da colega Karyn Bravo. Visivelmente mais magro, o âncora emocionou o público e os jurados presentes no evento.

Quando começou seu tratamento, o contrato de Carlos Nascimento com o SBT já estava no fim. Porém, no dia 17 de dezembro do ano passado, dois meses antes do término do vínculo com a emissora, uma pessoa enviada por Silvio Santos bateu à porta de sua casa para renovar seu contrato. Assim, ele teria condições de ter um tratamento tranquilo, de acordo com assessoria de imprensa da emissora.