quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Como ajudar um parente que tem câncer a se manter positivo e com um olhar sobre o lado brilhante da vida?

Fonte: http://www.caring.com/questions/stay-positive-with-cancer

Pergunta feita por membro anônimo da comunidade Caring.com

Ouvi dizer que uma atitude positiva é muito importante para curar o câncer, mas minha mãe, que tem câncer de pulmão, é muito negativa e se sente desencorajada. Que tipos de coisas devo dizer para ajudá-la a se sentir mais positiva?

Resposta de Especialista - Gloria Nelson
Gloria Nelson é uma assistente social sênior de Oncologia, que trabalha no Montefiore-Einstein Medical Center do Bronx, em Nova York.

É importante descobrir momentos nos quais você pode rir ou se sentir positivo. Daí eu pedir aos meu grupo de apoio executar uma motivação intensa de riso, mesmo se você estiver rindo através de suas lágrimas. A coisa mais importante é nunca parar de ter esperança. No entanto, não ajuda ser desonesto e dar desconto em relação ao que está acontecendo quando sua mãe sente dor e sofrimento, você deve compreender isso. Mas, você também deve ajudar sua mãe a ter esperança sempre que ela puder.

Uma paciente minha disse algo no outro dia que foi muito positivo e útil, tanto que anotei para usar mais tarde. Esta mulher, que é muito velha e doente, disse: "Eles dizem que há uma chance em 300 de que uma pessoa com meu diagnóstico possa melhorar, mas como saber se eu não sou esta pessoa?" Você só tem que pensar desse modo quando você está em tratamento, porque você não tem o que fazer? Assim, você deve incentivar sua mãe a pensar-se como a número um e pensar sobre coisas que a deixam feliz-- até mesmo pequenas coisas, como um vaso de flores sobre a mesa.

Outra estratégia importante para ajudar sua mãe a manter uma atitude positiva é capacitá-la para ficar longe de pessoas que a fazem se sentir triste ou sem incentivo. Um dos nossos slogans no grupo é ficar longe dos negativos. Nós rimos sobre isso e dizemos que: "Se dane qualquer um que nos ponha para baixo!". Às vezes, as pessoas pensam que estão manifestando simpatia falando a um paciente de câncer sobre sua própria, ou de terceiros, doença ou estória triste. Isso não irá ajudar. Você deve incentivar sua mãe para se sentir confortável em dizer que não quer ouvir falar de outras pessoas com estórias tristes neste momento. Não deve haver problema em informar às pessoas que ela precisa de sua força para passar pelo tratamento e que ela necessita ser protegida contra coisas que a levam para baixo.

Por último, vocês devem comemorar tudo - aniversários, o final da quimioterapia, etc. Nada é demasiado pequeno para festejar. Nenhum de nós sabe quanto tempo temos e isso é uma ótima maneira de aproveitar ao máximo o que temos.

Vida com Câncer acrescenta que é importante levarmos uma vida próxima da que levávamos antes do diagnóstico da doença, ou seja, trabalhando, cuidando dos filhos, saindo para se divertir, amando, enfim mantendo a rotina. Muitas pessoas com câncer descobrem também novas habilidades, nova espiritualidade e novos interesses que devem ser potencializados. Mas, devemos nos lembrar que, como nossos parentes próximos também são afetados emocialmente pela nossa condição, não devemos ser egoístas, dando a devida atenção e valor a cada um. A vida é feita de pequenas coisas que acontecem no nosso dia a dia. Aí reside a felicidade.

4 comentários:

  1. minha avó está com câncer de estômago e está meio debilitada.O que devo fazer para animá-la?

    ResponderExcluir
  2. minha madrinha tem metastase. ta mto debilitada e desacreditada. EU tambem preciso de ajuda, nao sei mais o que fazer.... o que posso fazer para ajuda la tbem?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Minha irmã está com câncer no útero, muito impaciente com nossa mãe que faz de tudo para conforta-la como ajudar , aconselhar e encoraja-la a prosseguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante ter atividades,manter uma rotina, para tirar o foco da doença. Procure paparicar menos e tratar ela como uma pessoa normal.

      Excluir