sexta-feira, 9 de setembro de 2011

iPad e Wii ajudam no tratamento de pacientes com câncer

http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2011/05/16/ipad-e-wii-ajudam-no-tratamento-de-pacientes-com-cancer/

Graacc, Instituição sem fins lucrativos que atende crianças com a doença, utiliza tablets e games nas unidades de reabilitação e escola móvel

• Por Luiz Mazetto, Macworld Brasil
• 16-05-2011- (Atualizado em 24 de maio de 2011 às 17h54)

Um dos gadgets mais vendidos dos últimos tempos, o iPad pode ser utilizado para jogar, ouvir música, ver um filme e até mesmo no apoio a tratamentos médicos. É o que faz o Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com câncer) ao utilizar o tablet da Apple como ferramenta de apoio na recuperação de seus pacientes.

Tudo começou em janeiro, quando a organização sem fins lucrativos criada há 20 anos ganhou dois iPads de um grupo de voluntários, que pediu que fosse feito o melhor uso possível dos aparelhos. Assim, a equipe multidisciplinar criou ações específicas com o tablet para seus pacientes, que passam dos dois mil anualmente.

“O iPad funciona como um algo a mais na reabilitação física e sensorial dos nossos pacientes”, explica a terapeuta ocupacional da equipe multidisciplinar, Walkyria de Almeida Santos, responsável por criar aplicações médicas do iPad no Graacc.

Segundo ela, os aplicativos mais usados são games e jogos educativos, além de apps médicos específicos. “Usamos os games em pacientes com poucos movimentos, já que o iPad traz um aspecto lúdico em que o paciente brinca e se recupera ao mesmo tempo por meio da movimentação do aparelho, por exemplo, diferente do uso do mouse ou PC convencional”, explica Walkyria, lembrando também que o hospital já usa o Nintendo Wii há algum tempo com finalidades parecidas. Veja algumas aplicações dos equipamentos abaixo:

Escola móvel

Além de ajudar na recuperação sensorial e física dos pacientes, o iPad é usado como uma ferramenta na chamada Escola Móvel do Graacc, que permite que as crianças estudem durante os tratamentos, que podem ser longos. Atualmente, cerca de 20 crianças estudam no hospital com a ajuda do tablet.

Como há apenas dois iPads disponíveis na instituição, eles precisam ser divididos entre os vários pacientes de setores diferentes – um fica com a seção de reabilitação e o outro com a escola móvel. “O ideal seria termos um iPad para cada setor do IOP (Instituto de Oncologia Pediátrica)”, explica Walkyria.

Futuro

Para a terapeuta, o iPad também poderia ser usado como um elemento facilitador de comunicação – por exemplo, para que pacientes com movimentos limitados possam expressar o que estão sentindo. Segundo ela, atualmente o hospital do Graacc possui materiais como cartões e revistas para essa finalidade, mas “o tablet chama a atenção da criança, que encara como se fosse uma brincadeira”.

Outro plano do Graacc é o desenvolvimento, por meio de uma possível parceria, de um aplicativo para o iPad exclusivo da instituição. Vale lembrar que o hospital da organização atende em sua maioria pacientes do sistema público SUS (Sistema Único de Saúde). Para saber como fazer doações, acesse o site oficial do GRAACC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário