terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Após vencer metástase, jovem cria jogo para ajudar crianças com câncer

Pedro Henrique nasceu em Jacarezinho (PR) e mora nos Estados Unidos.
Renda do jogo será para compra de leite especial, fralda e água de coco.
Bibiana DionísioDo G1 PR


Pedro Henrique Filho decidiu criar o jogo após vencer uma metástase (Foto: Arquivo pessoal)

Depois de superar um câncer de testículo seguido por uma metástase na região abdominal, o paranaense Pedro Henrique Filho, de 32 anos, decidiu criar um jogo para smartphones e reverter parte da renda para ajudar crianças que lutam contra a doença em Maringá, no norte do Paraná.

O jogo está disponível para as plataformas IOS e Android ao custo de US$ 0,99. O game foi lançado em novembro de 2016 e neste mês de janeiro 300 pessoas haviam aderido à brincadeira. Com o dinheiro, serão comprados leite especial, fraldas e água de coco.

“Como em Maringá as crianças estão sendo encaminhadas para atendimento em Curitiba, a ideia é utilizar a arrecadação do jogo para ajudá-las com o deslocamento até a capital”, disse Pedro Henrique, que nasceu em Jacarezinho, também no norte do estado.

Eu tive muitas dúvidas. Sempre fui um cara que bebeu pouco, nunca usei drogas e achava que me alimentava bem, logo me questionei por que aquilo tinha acontecido comigo"
Pedro Henrique Filho

O intuito de jogo é que as aquisições se espalhem pelo mundo para que crianças de Londrina e Curitiba também possam ser beneficiadas.

"Quero ajudar cada vez mais pessoas que passam pelo que eu passei”, comentou Pedro Henrique, que é jornalista.

Hoje, Pedro Henrique tem uma vida saudável, sem nenhuma restrição. Ele mora nos Estados Unidos e tem canal na internet que aborda o universo cultural e gastronômico de Nova York, roteiros de viagem, moda e dicas para uma vida equilibrada. 

Os dois anos de tratamento marcaram a vida do jovem.“Eu tive muitas dúvidas. Sempre fui um cara que bebeu pouco, nunca usei drogas e achava que me alimentava bem, logo me questionei por que aquilo tinha acontecido comigo”, contou Pedro Henrique.

Ele disse que passado o impacto da notícia, ele decidiu pesquisar sobre a doença para entendê-la. Segundo Pedro Henrique, a segunda parte do tratamento foi a mais dolorosa. Ele passou por uma cirurgia, na qual os médicos abriram o abdômen para retirar o segundo tumor.

“O que mais me marcou foi o convívio no hospital com outros pacientes que viviam fases mais avançadas da doença. Isso me fez refletir sobre a vida – de uma maneira geral – e sobre o que eu faria para tentar ajudar aquelas e outras pessoas na mesma situação”, lembra Pedro Henrique.

A parte física foi dolorida, em compensação, de acordo com Pedro, ele se fortaleceu psicologicamente. “Eu me senti mais forte, mais sensível e percebi que as dificuldades na vida não são nada perante a doença e suas complicações”.


Pedro Henrique descobriu o câncer quando tinha 28 anos (Foto: Arquivo pessoal)

Apesar das dificuldades, Pedro Henrique afirma que nunca desistiu e jamais desacreditou do tratamento.
“Sem dúvida o tratamento é a parte mais difícil da doença, mas quando decidi me tratar decidi também acreditar na metodologia adotada pela medicina brasileira. Existe sempre a esperança de novas tecnologias e medicamentos que tornem esse tratamento menos doloroso, mas o importante é sempre ser positivo em relação à cura”.

Além da doença, Pedro conta que o incomodava a aflição sentida pelos familiares. Para ele, o estado de espírito tem papel de destaque no tratamento.

“É essencial que pais e demais familiares pesquisem e saibam um pouco mais sobre a doença para que não fiquem pessimistas ou negativistas. Boa parte do sucesso do tratamento tem relação com o estado de espírito do paciente. Se ele estiver bem mentalmente e fisicamente e, claro, fizer o tratamento, as chances de cura são maiores”.

O jogo
O jogo é sumples - tem um círculo preto e branco e uma bola. O objetivo é fazer a bola tocar nas partes pretas do círculo, que fica em constante movimento. Caso o jogador deixe a bola tocar na parte branca, ele perde e o jogo é reiniciado. O que vale é sempre a maior pontuação.

Ao final, cada jogador é convidado a desafiar em vídeo outros cinco amigos a baterem a pontuação realizada. O convite deve ser postado nas redes sociais (
InstagramFacebook ou Twitter) com a #grayarcchallenge


Nenhum comentário:

Postar um comentário