terça-feira, 24 de novembro de 2009

Alguns vírus que constituem fatores de risco para o câncer

Fonte: National Cancer Institute (www.cancer.gov)

Papillomavirus Humano
Certas estirpes do papilomavírus humano (HPV), que são sexualmente transmissíveis, são as principais causas do câncer do colo do útero e anal. Mulheres que começaram a ter relações sexuais antes da idade de 17 anos, ou que tenham tido múltiplos parceiros sexuais, são o grupo que apresenta maior risco de infecção por HPV.

O HPV pode também ser responsável por alguns tipos de câncer da cabeça e do pescoço.

É importante observar que a maioria das pessoas infectadas por HPV não terão câncer. Além disso, está disponível uma vacina que pode impedir a infecção com as estirpes de HPV que causam câncer do colo do útero.

Hepatite B e C.
Os vírus da hepatite B e hepatite C são as principais causas de câncer do fígado em todo o mundo. Os vírus são transmitidos através de transfusões de sangue, uso de drogas injetáveis e sexo sem proteção. A vacinação pode proteger contra a hepatite B, mas não existe ainda uma vacina para a hepatite C.

Epstein - Barr
Causa Mononucleose. Em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, pode levar a alguns tipos de Linfoma.

Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como no caso das infectadas pelo HIV (AIDS), apresentam também risco de contrair um câncer chamado de sarcoma de Kaposi

Nenhum comentário:

Postar um comentário