segunda-feira, 24 de maio de 2010

Efeitos colaterais dos tratamentos do câncer – Parte 4.

10. ERITRODISESTESIA PALMAR-PLANTAR

Eritrodisestesia palmar-plantar ou simplesmente síndrome do pé e mão é uma inflamação das mãos e dos pés que aparece com a quimioterapia. De etiologia desconhecida, pode aparecer em dias ou meses depois da administração da medicação, dependendo da dosagem e da velocidade de administração.

Está normalmente associada à administração dos seguintes fármacos: capecitabina, citarabina, clofarabina, floxuridina, fluorouracilo, idarrubicina e doxorrubicina liposomal. Está muito associada à administração também de alguns fármacos utilizados no tratamento do câncer inibidores da tirosina quinase, como no caso da sorafenib e do sunitinib (Sutent da Pfizer), onde alcança de 9% a 62% dos pacientes.

Caracteriza-se pelo aparecimento de dor principalmente nas palmas das mãos e solas dos pés, disestesia (disestesia é um distúrbio neurológico que é caracterizado pelo enfraquecimento ou alteração na sensibilidade dos sentidos, sobretudo do tato) e eritema, podendo evoluir para disestesia e eritema moderado ou vigoroso, bolha e descamação. Em casos mais graves, aparece uma infecção ou ulceração cutânea de toda a espessura da derme, o que pode obrigar a paralisação da medicação por um tempo ou a diminuição da dosagem.

Calosidades nas solas dos pés e nas palmas das mãos devem ser tratadas por profissional preventivamente antes de se começar a medicação. Deve-se passar também periodicamente cremes hidratantes para tentar aliviar os sintomas. Deve-se evitar expor os pés e mãos ao contato com coisas quentes, como, por exemplo, areia da praia em dia de sol e banho quente.

Apesar de não existir um tratamento específico são indicados normalmente corticóides orais ou tópicos para reduzir a inflamação. Para a dor podem ser prescritos analgésicos como paracetamol e aspirina.

Fontes:
ERITRODISESTESIA PALMO-PLANTAR, Monografía creada el 15 de diciembre de 2007. Equipo de Redacción de IQB

Evolving Strategies for the Management of Hand–Foot Skin Reaction Associated with the Multitargeted Kinase Inhibitors Sorafenib and Sunitinib, Received June 11, 2008; accepted for publication July 30, 2008; first published online in THE ONCOLOGIST Express on September 8, 2008.

Eritrodisestesia palmo-plantar, Wikipedia en español

Identificação de Reações Adversas em Oncologia, apresentação em PDF de Maria Lurdemiler Sabóia Mota - Mestre e Doutora em Farmacologia - Profa. UNIFOR – Fortaleza-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário