quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Exercícios físicos contribuem para prevenção do câncer de mama

CBTU Utilidade Pública
http://www.cbtu.gov.br/noticias/utilidadepublica/2010/mes10/261010a/261010a.html

Que a prática do exercício físico é recomendada para todas as idades e oferece diversos benefícios à saúde, muita gente já sabe. Mas o quanto ele pode ser importante até mesmo para prevenção do câncer de mama, é uma informação que deve ser divulgada a homens e mulheres de todo o mundo.

Ao contrário do que muita gente imagina, a doença afeta homens e mulheres. Segundo dados do Portal de Ginecologia, o câncer de mama atinge 1 homem em cada 100 mulheres e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil ele é o que mais causa mortes entre as mulheres, por isso, a importância do diagnóstico precoce.

O auto-exame é requisito importante na prevenção, mas os exames de diagnósticos devem ser feitos regularmente: a partir dos 20 anos o exame clínico com um médico ou enfermeiro capacitado, mamografia anualmente a partir do 40 anos, e para pessoas com risco aumentado, seguir a recomendação do médico quanto aos exames de rotina e periodicidade.

Inspirados na necessidade de divulgar os cuidados e importância da prevenção, o movimento “Race for the cure” iniciou em 1983 uma corrida que este ano chegou a América Latina pela primeira vez. Em Porto Velho, organizada por empresárias dos mais diversos ramos, tem como patrocinadores Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica, Splendore Lingerie, Depyl Action, Mix Box Presentes, Vida Leve Spa Urbano, Gerânio Moda Feminina, Dell Anno e Sierra Moveis.

A abertura do evento que aconteceu no espaço alternativo da Capital, localizado na Av. Governador Jorge Teixeira, trabalhou a conscientização através de conversas e entrega de lacinhos símbolos da campanha e leques com instruções de prevenção que, aliadas à prática de esportes, podem alcançar benefícios inimagináveis. “Na abertura nós trabalhamos com os visitantes que chegavam ao espaço alternativo, mas a campanha dura todo o mês. Nós vamos continuar distribuindo os leques e falando com nossos clientes sobre a importância da prevenção, e assim, podermos alcançar ainda mais pessoas com esta idéia”, explica a organizadora do evento, Gretty Oliveira.

“Quem pratica exercícios físicos regularmente tem maior chance de evitar doenças e ainda contribui para o tratamento delas. Inclusive, quem tem o hábito do esporte, geralmente também alia outros hábitos saudáveis, fundamentais para a saúde”, explica o Dr. Luiz Carlos Oliveira, cirurgião plástico e sócio do Núcleo Daia de Medicina Diagnóstica.

O Núcleo Daia, preocupado com a necessidade da prevenção e em atenção à privacidade que as clientes merecem, possui a única unidade de medicina diagnóstica em Porto Velho com espaço exclusivo voltado à prevenção da saúde da mulher, com exames de ultrassom de mama, ressonância magnética e mamografia digitalizada, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário