quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nobel de química premia trabalhos que ajudam a luta contra o câncer

UOL Notícias

Em Estocolmo
O Prêmio Nobel de Química de 2010 recompensou dois cientistas japoneses e um americano pelas pesquisas sobre a síntese orgânica, utilizada na luta contra o câncer, na indústria eletrônica e na agricultura, anunciou nesta quarta-feira a Real Academia de Ciências Sueca.

O prêmio foi concedido ao americano Richard Heck, 79 anos, e aos japoneses Ei-ichi Negishi, 75, e Akira Suzuki, 80.

O Comitê Nobel premiou os três químicos por suas pesquisas sobre "o acoplamento cruzado do paládio catalisado, um dos processos mais sofisticados da química".

Esta reação química é utilizada nas pesquisas e na produção farmacêutica e de moléculas utilizadas na indústria eletrônica, destacou o júri.

"A humanidade quer novos medicamentos para tratar o câncer ou conter os efeitos devastadores de vírus mortais no corpo humano, a indústria eletrônica busca substâncias emissoras de luz e a indústria agrícola quer substâncias capazes de proteger as colheitas", completa a nota do comitê.

O Prêmio Nobel de Química de 2010 recompensa uma "ferramenta que tem melhorado a capacidade dos químicos para satisfazer todos estes desejos de maneira muito eficaz: o acoplamento cruzado do paládio catalisado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário