terça-feira, 26 de abril de 2011

Franceses anunciam primeiro enxerto de brônquio em paciente com câncer

JB Online 03/03/2011
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/03/03/franceses-anunciam-primeiro-enxerto-de-bronquio-em-paciente-com-cancer/

PARIS - Um brônquio artificial foi enxertado com êxito pela primeira vez, na França, em um paciente de 78 anos que sofria de câncer no pulmão, evitando a remoção completa do órgão, anunciou nesta quinta-feira a administração dos hospitais públicos de Paris.

A cirurgia, realizada em 28 de outubro de 2009 por uma equipe do hospital Avicenne de Bobigny (periferia de Paris), "permitiu não apenas retirar a lesão cancerosa com margens de segurança melhores, mas também evitar a prevista ablação completa do pulmão, gesto que implica risco altíssimo de mortalidade pós-operatória", indicou em um comunicado.

O paciente "passa muito bem", disse à AFP o professor Emmanuel Martinod, cirurgião especialista em tórax e vascularidade que executou a operação.

O brônquio artificial foi construído com tecido biológico (tecido aórtico) reforçado por uma estrutura metálica interna (stent). O enxerto de tecido aórtico, que foi conservado em uma câmara fria e estava disponível em um banco de tecidos, tem a vantagem de não exigir a administração de medicamentos anti-rejeição, contra-indicados em casos de câncer.

Os trabalhos experimentais que levaram a esta operação pioneira foram realizados no laboratório de pesquisa cirúrgica coordenado pelo professor Alain Carpentier. "Nosso empenho tem como base 10 anos de pesquisa", destacou o professor Martinod, afirmando que "era necessário ser prudente" na espera.

Um estudo com 20 a 30 pacientes deve ser lançado este mês para confirmar este primeiro resultado, que será objeto de uma publicação na revista The Annals of Thoracic Surgery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário