terça-feira, 27 de março de 2012

Novidades na prevenção contra o câncer de mama.

http://www.sosnexcare.com.br/2011/12/22/fique-atenta-novidades-na-prevencao-contra-o-cancer-de-mama/

A popular campanha ‘Câncer de Mama no alvo da moda’ completou seu 12º aniversário este ano. Foram muitos os famosos que já emprestaram suas imagens a diversas ações de prevenção. Neste post o S.O.S Nexcare apresenta reflexões e estudos recentes sobre a doença que ainda causa inúmeras mortes no mundo.

Este assunto merece nossa atenção.

Muitas pessoas ainda acreditam que o câncer seja sinônimo de morte e, por medo, acabam não fazendo exames de rotina ou preventivos. Mesmo que você não seja uma pessoa que apresente alto risco para o desenvolvimento de câncer de mama, é muito importante realizar os exames preventivos. A doença quando descoberta no início tem até 90% de chance de cura.

Segundo uma recente pesquisa apresentada no encontro anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, mulheres entre 40 e 49 anos sem histórico familiar de câncer de mama estão tão sujeitas a ter a doença quanto aquelas com casos de câncer na família.

A pesquisa retoma a discusão em torno da melhor idade e frequência para a realização da mamografia. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, por exemplo, recomenda que o exame seja feito todos os anos por mulheres acima de 40 anos, seguindo as mesmas indicações da Sociedade Americana para o Câncer. De outro lado, a Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos sugere que a mamografia feita antes dos 50 anos deveria ser uma escolha pessoal e realizada a cada dois anos.

Pela primeira vez, um estudo da Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, demonstra que a fonte de energia das células cancerígenas vem da produção anormal das mitocôndrias. O que ganhamos com isso? A descoberta pode mudar modo de tratamento e prevenção da doença.

As mitocôndrias são extremamente importantes para que as células cancerígenas cresçam e ocorra metástase. Para os pesquisadores, essa conclusão sugere que uma droga capaz de bloquear a atividade mitocondrial pode reverter o desenvolvimento dos tumores e até a resistência à quimioterapia.

A boa notícia é que já existe um remédio assim. A metformina, utilizada para tratar o diabetes, foi apontada pelos autores do estudo como uma opção para o combate ao câncer de mama. O estudo ainda defende que as células cancerígenas usam a mitocôndria, que por sua vez fornece grande quantidade de combustível para as células.

Esta consideração pode mudar radicalmente a forma como os pacientes com câncer de mama são tratados e estimular ainda novas estratégias para a prevenção e terapia da doença.

2 comentários:

  1. Olá, vizinho!
    Interessante que você me segue, mas eu não estava te seguindo...achei estranho porque desde quando comecei este blog, tenho como prática, seguir quem me segue.Mas agora estou te seguindo, bem aqui.
    Parabéns por enfrentar decididamente uma doença que tem sido cada vez mais comum nesta geração.
    Olha, com certeza, pessoas assim, como você, me encorajam a prosseguir sempre, sem retroceder.
    Deus te abençoe e te guarde, querido.
    Paz e força!

    ResponderExcluir
  2. Olá Denise
    É só dar um passo e mais outro, que a gente vai em frente. As vezes é difícil, mas continue caminhando em frente e tenha fé que vai conseguir. Lembre-se que a felicidade é passageira. Procure assim aproveitar estes pequenos momentos.
    Que Deus te proteja
    Beijos
    Fernando

    ResponderExcluir