sexta-feira, 30 de março de 2012

EUA: estudo diz que metade dos casos de câncer é evitável

28/03
http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/03/28/eua-estudo-diz-que-metade-dos-casos-de-cancer-e-evitavel/

Metade de todos os casos de câncer poderia ser evitada se as pessoas adotassem estilos de vida mais saudáveis, afirmaram cientistas americanos em um estudo publicado nesta quara-feira. O tabagismo é responsável por um terço de todos os casos de câncer nos Estados Unidos e até três quartos dos casos de câncer de pulmão no país poderiam ser evitados se as pessoas não fumassem, destacaram em artigo publicado na revista Science Translational Medicine.

Estudos científicos já demonstraram que muitos outros tipos de câncer também podem ser evitados, seja com vacinas, como por exemplo as disponíveis contra o HPV (papilomavírus humano) e a hepatite, que podem provocar câncer de colo do útero e de fígado, ou com proteção contra a exposição ao sol, que pode causar câncer de pele.

O conjunto da sociedade deve reconhecer a necessidade destas mudanças e levá-las a sério na tentativa de desenvolver hábitos mais saudáveis, alertaram os pesquisadores. "É hora de investirmos em aplicar o que sabemos", disse a principal autora do artigo, Graham Colditz, epidemiologista do Centro Oncológico Siteman da Universidade de Washington em St. Louis, Missouri (centro).

Praticar exercícios, comer bem e não fumar são hábitos chave para evitar quase a metade das 577 mil mortes por câncer nos Estados Unidos previstas para este ano, um número superado apenas pelas doenças cardíacas, acrescentou o estudo. Mas os especialistas destacaram uma série de obstáculos para as mudanças de hábito em uma sociedade na qual, segundo estimativas, foram diagnosticados mais de 1,6 milhão de casos de câncer este ano.

Entre os obstáculos, destacaram o ceticismo de que o câncer pode ser evitado e o hábito de intervir tarde demais para deter ou prevenir um tumor maligno já instalado. Além disso, grande parte das pesquisas sobre o câncer se concentra no tratamento no lugar da prevenção, e tende a ter uma visão de curto prazo no lugar de um enfoque de longo prazo.

"Os seres humanos são impacientes e esta característica humana, em si, é um obstáculo para a prevenção do câncer", ressaltou o estudo. As grandes diferenças de renda entre as classes sociais altas e as baixas, que fazem com que os pobres tendam a ficar mais expostos a fatores de risco do que os ricos, complicam ainda mais o panorama.

"A contaminação e a delinquência, o transporte público deficiente, a falta de parques para brincar e fazer exercícios e a ausência de supermercados com alimentos frescos dificultam a adoção e a prática constante de um estilo de vida que reduza ao mínimo o risco de câncer e outras doenças", destacou o estudo.

"Assim como nos outros países, a estratificação social nos Estados Unidos exacerba as diferenças de estilo de vida, como o acesso a cuidados de saúde, a prevenção especial e os serviços de detecção precoce", informaram os especialistas.

"As mamografias, os exames de cólon, o apoio para a dieta e a nutrição, os recursos para parar de fumar e os mecanismos de proteção solar simplesmente estão menos disponíveis para os pobres", acrescentaram. Isto significa que qualquer tentativa de superar as profundas desigualdades sociais deve ser apoiada por mudanças de política, disse outra autora do estudo, Sarah Gehlert, da Escola de Trabalho Social e da Escola de Medicina da Universidade de Washington.

"Depois de trabalhar em saúde pública durante 25 anos, aprendi que se quisermos mudar a saúde, temos que mudar as políticas", disse. "Uma política estrita sobre o tabaco é um bom exemplo. Mas não podemos fazer a mudança de política por nossa conta (...) O que se requer é uma massa crítica de pessoas para falar com mais firmeza sobre a necessidade de uma mudança", acrescentou.

terça-feira, 27 de março de 2012

Novidades na prevenção contra o câncer de mama.

http://www.sosnexcare.com.br/2011/12/22/fique-atenta-novidades-na-prevencao-contra-o-cancer-de-mama/

A popular campanha ‘Câncer de Mama no alvo da moda’ completou seu 12º aniversário este ano. Foram muitos os famosos que já emprestaram suas imagens a diversas ações de prevenção. Neste post o S.O.S Nexcare apresenta reflexões e estudos recentes sobre a doença que ainda causa inúmeras mortes no mundo.

Este assunto merece nossa atenção.

Muitas pessoas ainda acreditam que o câncer seja sinônimo de morte e, por medo, acabam não fazendo exames de rotina ou preventivos. Mesmo que você não seja uma pessoa que apresente alto risco para o desenvolvimento de câncer de mama, é muito importante realizar os exames preventivos. A doença quando descoberta no início tem até 90% de chance de cura.

Segundo uma recente pesquisa apresentada no encontro anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, mulheres entre 40 e 49 anos sem histórico familiar de câncer de mama estão tão sujeitas a ter a doença quanto aquelas com casos de câncer na família.

A pesquisa retoma a discusão em torno da melhor idade e frequência para a realização da mamografia. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, por exemplo, recomenda que o exame seja feito todos os anos por mulheres acima de 40 anos, seguindo as mesmas indicações da Sociedade Americana para o Câncer. De outro lado, a Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos sugere que a mamografia feita antes dos 50 anos deveria ser uma escolha pessoal e realizada a cada dois anos.

Pela primeira vez, um estudo da Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, demonstra que a fonte de energia das células cancerígenas vem da produção anormal das mitocôndrias. O que ganhamos com isso? A descoberta pode mudar modo de tratamento e prevenção da doença.

As mitocôndrias são extremamente importantes para que as células cancerígenas cresçam e ocorra metástase. Para os pesquisadores, essa conclusão sugere que uma droga capaz de bloquear a atividade mitocondrial pode reverter o desenvolvimento dos tumores e até a resistência à quimioterapia.

A boa notícia é que já existe um remédio assim. A metformina, utilizada para tratar o diabetes, foi apontada pelos autores do estudo como uma opção para o combate ao câncer de mama. O estudo ainda defende que as células cancerígenas usam a mitocôndria, que por sua vez fornece grande quantidade de combustível para as células.

Esta consideração pode mudar radicalmente a forma como os pacientes com câncer de mama são tratados e estimular ainda novas estratégias para a prevenção e terapia da doença.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Atriz Joana Fomm retorna à TV após tratar câncer de mama

19/03/2012 - 07h02 | da Folha.com
DE SÃO PAULO

A atriz Joana Fomm, 71, que passou por um tratamento contra câncer de mama em 2007, vai retornar à TV no segundo semestre.

A informação está na coluna Mônica Bergamo, publicada na edição da Folha desta segunda-feira.

Fomm foi convidada para fazer a próxima novela das seis da Globo, de João Ximenes Braga.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dois guerreiros sobreviventes da luta contra o câncer voltam aos palcos

Recuperada, Drica Moraes volta ao teatro após quatro anos DE SÃO PAULO
11/03/2012 - 16h05
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1060286-recuperada-drica-moraes-volta-ao-teatro-apos-quatro-anos.shtml

Recuperada de um tratamento contra a leucemia, a atriz Drica Moraes volta ao teatro depois de ficar quatro anos longe dos palcos
Drica Moraes, 42, estava filmando "O Bem Amado", em 2009, "ainda de peruca de irmã cajazeira", quando recebeu um telefonema. "Temos um menino aqui. Você precisa vir à audiência amanhã." Ela pediu dispensa ao diretor Guel Arraes. "Tenho que buscar meu filho em Salvador." Ouviu de volta: "Vai, mas volte em dois dias".

A informação é da coluna Mônica Bergamo, publicada na edição deste domingo da Folha. A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Um ano e nove meses após ter feito um transplante de medula e desde 2008 longe dos palcos, ela se prepara para voltar ao teatro. Pela primeira vez tendo um filho em casa. "Tô há dois dias sem vê-lo, ensaiando direto. Minha sorte é que tenho uma mãe maravilhosa que segura todas as minhas ondas. Esqueci que trabalhar dá trabalho."

Em junho, Drica retornará também às gravações de novela. Estará no remake de "Guerra dos Sexos" (TV Globo).

Na volta aos palcos, Gianecchini se emociona em discurso ao público 14 de março de 2012

Nesta terça-feira (13), Reynaldo Gianecchini retornou aos palcos com a peça Cruel, no teatro FAAP, em São Paulo. A volta ocorreu após meses de luta contra um câncer no sistema linfático e foi sucedida por discurso do ator. "Meu coração não cabe de tanta emoção", disse o ator

sexta-feira, 9 de março de 2012

Lançamento de livro do Fernando, autor deste blog.

Dia 12 de março será lançado o livro que escrevi, com o título de "O preço de viver". O livro mistura fatos que presenciei ou vivenciei ao longo da minha vida com uma estória de ficção, que se desenvolve com muita ação e paixão. O livro tenta responder às perguntas: Qual é o preço de viver?; Quanto vale uma vida?

Inicialmente, o livro estará a venda nas lojas da Livraria Cultura, que também conta com o sistema de venda via internet.

http://www.livrariacultura.com.br/

Doe palavras

Prezados amigos e amigas do blog Vida com Câncer

Recebi recentemente uma mensagem de uma grande amiga, cujo texto transcrevo a seguir:

Vejam que projeto fantástico e eficaz, que depende apenas de um minutinho nosso:

... O Hospital Mário Penna em Belo Horizonte, que cuida de doentes de câncer, lançou um projeto que se chama "DOE PALAVRAS".

Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho. Você acessa o site http://www.doepalavras.com.br/, escreve uma mensagem de otimismo, curta (como twitter) e ela aparece no telão para os pacientes que estão fazendo o tratamento na sala de quimioterapia.

Podemos ajudar milhares de pessoas, enquanto elas passam pelo tratamento, com nossas mensagens!

Essa ajuda acontece de muitas formas: apoio moral, reconforto, distração (ocupam o tempo que ali passam recebendo a quimio), otimismo e muitas outras, algumas bem subliminares, mas muito efetivas.

Dizem que é linda a reação de esperança e de fé dos pacientes.

Participem, não apenas hoje, mas todos os dias.

Forneçam um pouquinho das suas palavras e de seus pensamentos. Nos custa quase nada (só um pouco de tempo) e pode realmente trazer grandes benefícios aos que sofrem dessa doença que tem tratamento de efeitos colaterais terríveis, e podem ou não promover a cura. Apoio e mensagens de otimismo são um tratamento delicioso sem efeitos colaterais negativos e ajudam muito na cura e no processo de tratamento – é uma carícia positiva.

Então? Não economizem palavras: use-as nesse projeto maravilhoso!

P.S: Não é uma corrente, mas peço que repassem para seus amigos. Quanto mais pessoas souberem, mais esse remédio será difundido.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Roche denuncia falsificação de remédio Avastin nos EUA

http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/02/16/roche-denuncia-falsificacao-de-remedio-avastin-nos-eua/

O laboratório Roche anunciou nesta quarta-feira a descoberta de imitações de seu medicamento Avastin, destinado a combater diversos tipos de câncer, e advertiu que seu uso não é seguro.

"Fomos informados pelas autoridades americanas que foram descobertas imitações", afirmou uma porta-voz do grupo farmacêutico suízo Roche em Zurique. "A investigação está em curso e colaboramos com as autoridades" americanas, completou.

"No momento, sabemos que o produto falsificado não contém o princípio ativo do Avastin", declarou à AFP Charlotte Arnold, porta-voz da Genentech, filial americana da Roche com sede em San Francisco.

"Como consequência, não é seguro nem eficar e não deve ser utilizado. Não é Avastin (...), não trata o câncer, portanto é perigoso por definição", completou, indicando que a Roche colabora com as autoridades americanas na investigação do caso.

Vários lotes presentes nos Estados Unidos com a menção "Avastin 400 mg/16 ml" - com números de série B86017, B6011 e B6010 - foram apontados como suspeitos de serem falsificações. Genentech afirmou que os lotes falsos não se assemelham ao produto oficial, que foi aprovado pela Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) americana.

A FDA informou em um comunicado que enviou um e-mail advertindo "19 hospitais nos Estados Unidos que compraram medicamentos anticancerígenos não aprovados e que estes poderiam ser falsificações de Avastin".

Os hospitais compraram os remédios falsos da Quality Specialty Productos (QSP), um fornecedor estrangeiro também conhecido como Montana Health Care Solutions. A Volunteer Distribution, com sede em Gainesboro (Tennessee, leste) distribui os produtos da QSP, informou a FDA. "A FDA pediu (aos 19) hospitais que não utilizem os produtos que vieram desses distribuidores", completou a agência.

A porta-voz da Roche afirmou por sua vez que "os fornecedores mencionados na nota da FDA não estão autorizados pela Genentech a distribuir Avastin". O Avastin, utilizado para tratar o câncer colorretal, de pulmões e de rins, está entre os medicamentos mais vendidos pela Roche, com um volume de negócios de cerca de US$ 5,8 mil em 2011.

Em novembro, a FDA retirou da Roche a autorização para utilizar o Avastin em tratamentos de câncer de mama avançado, dado que o medicamento se revelou ineficaz e arriscado para essa doença.