quinta-feira, 28 de julho de 2016

ctDNA é a mais nova esperança para os pacientes com câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o mais comum e um dos mais agressivos tumores malignos que existem. Segundo dados do INCA, estimam-se cerca de 28 mil novos casos no Brasil em 2016. Altamente letal, em 2013 matou mais de 1,4 milhões pessoas em todo o mundo.

Existem dois tipos principais para o câncer de pulmão: de pequenas e não pequenas células, sendo o segundo tipo com maior incidência, cerca de 85% dos casos. Assintomático nos casos iniciais, esse tipo de câncer é geralmente descoberto quando o corpo já está muito debilitado, dificultando o tratamento, que se torna agressivo e de característica paliativa.

O que cientistas e médicos de todo o mundo têm feito, incansavelmente, é buscar soluções para oferecer tratamentos mais efetivos e com maior segurança, impactando positivamente na qualidade de vida desses pacientes. Dentre as inovações mais promissoras, está a biópsia líquida (ctDNA) para detecção de mutação EGRF.

“O ctDNA é uma solução inovadora para ajudar a identificação de mutações nos pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células. O paciente nessa condição está muito debilitado e muitas vezes não suporta uma cirurgia ou mesmo um procedimento invasivo para uma biópsia comum, e esse exame é feito por coleta de sangue”, explica a Dr. Marcelo Horácio, Diretor Médico Executivo da AstraZeneca.

Nem todos os pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células possuem a mutação EGFR, mas a detecção significa que ele é elegível a um tratamento específico que, comparado à quimioterapia, taxa de resposta muito superior.

“A terapia-alvo é muito importante na seleção do melhor tratamento. Os pacientes são diferentes e as doenças agem de forma diferente em cada organismo. Se conseguirmos identificar um biomarcador de prognóstico, teremos maior chance de sucesso no tratamento e poderemos salvar mais vidas, permitindo que o paciente tenha melhor qualidade de vida, que é o que mais nos importa”, completa Dr. Marcelo.

Programa ID.ME

O Programa ID.ME tem o objetivo de fornecer aos médicos e seus pacientes apoio ao diagnóstico molecular no câncer de pulmão não pequenas células, proporcionando agilidade e facilidade na solicitação do exame do EGFR. Nesse portal, é possível encontrar informações sobre os biomarcadores EGFR e BRCA, e ainda solicitar, gratuitamente, um exame de mutação do EGFR para o paciente. www.programaidme.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário