terça-feira, 18 de agosto de 2009

O que fazer quando o Plano de Saúde nega a cirurgia ou a internação

Os Planos de Saúde ocasionalmente negam que sejam feitas determinadas cirurgias ou mesmo que o paciente fique internado no hospital. Os procedimentos para solucionar o problema são semelhantes aos adotados para se conseguir os remédios, ou seja, deve-se entrar na justiça (pode ser justiça especial) com uma ação ordinária contra o plano e solicitar uma antecipação de tutela, considerando a urgência e os riscos de vida envolvidos.

Em junho, tive que entrar mais uma vez na justiça contra meu Plano de Saúde, pois o mesmo negou que fosse feita uma angioplastia, via cateterismo, na minha perna através da colocação de um “stent”, alegando que meu plano é antigo e não cobre próteses ou orteses. A barbaridade é que autorizaram a angioplastia antiga de abrir e cortar pedaço da artéria, que nenhum médico decente faz mais hoje em dia. Entrei no juizado especial com uma ação e o juiz concedeu em 24 horas a antecipação de tutela, dando um prazo de 72 horas para o plano liberar a angioplastia.

Segundo um e-mail que recebi recentemente de uma amiga, que transcrevo a seguir, existe na cidade do Rio de Janeiro um plantão no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que atende este tipo de demanda contra os Planos de Saúde (www.tj.rj.gov.br):

“Isso é a pura verdade, podem acreditar. Não aceite passivamente, o que o plano de saúde e a clínica informam. Coisas tais como: "o plano não cobre", "só pode ficar 24h", "o plano não autorizou" , etc.

Se for uma emergência, basta que o médico que o está assistindo, no momento, declare em papel timbrado que se trata de urgência ou emergência. Leve ao juiz que este dá a autorização na hora.
Já internei 6 crianças assim.

Abs
Evaldo

Liguei agora pela manhã e responderam-me que é para caso de risco de vida!

Pedrita.

GENTE EU NÃO ACREDITEI E LIGUEI AS 02 DA MANHÃ E ME ATENDERAM, PORTANTO E VERDADE, REPASSEM

PLANOS DE SAÚDE - PLANTÃO JUDICIÁRIO

Amigos,

Telefonei e os dois números correspondem.

Tem que ir na Pç. XV nos fundos do Forum.

Com carinho, Neyde.

PLANOS DE SAÚDE

Amigos,
Obtive esta informação ontem, e acho importante compartilhá-la com todos. Ela me foi passada por um corretor de seguros/planos de saúde.

Vocês sabiam que no Fórum do Rio de Janeiro existe um Plantão Judiciário, 24 horas (inclusive finais de semana e feriados) somente para resolver problemas relativos a atendimento de PLANOS DE SAÚDE??

Pois é, existe. Exemplo: você está precisando de uma cirurgia de emergência com colocação de prótese, e seu plano de saúde não quer liberar a cirurgia: pode recorrer a esse Plantão Judiciário. Eles darão todas as orientações de como proceder, e se for necessário, eles mesmos farão contato com o hospital e o plano de saúde para solucionar o problema.

Anotem os telefones, e coloquem na memória dos celulares:
(21)*3133-4144 e 2588-4144*

Podemos precisar a qualquer momento, ou alguém de nossa família.

Repassem para seus amigos do Rio de Janeiro e de outras localidades para seguirem o exemplo.

Um comentário:

  1. minha mãe vai fazer um cateterismo amanhã,so que nos informara,que o convenio (intermedica)não cobre se for preciso colocar o stent(protese).e que custa 3.500. e o pagamento é a vista, e tem que ser assinado um termo,antes de ser feito o cateterismo.

    ResponderExcluir