segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Reajuste abusivo do plano de saúde

Sábado recebi uma carta do meu plano de saúde informando que “o reajuste determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o período de julho/2009 a junho/2010” é de 6,76%. Na realidade, os planso mandam as planilhas de custos para cálulo do reajuste para a ANS aprovar, ou seja, ela aprova o que os planos enviam sem contestar. No passado, associações de aposentados entraram na justiça contra este tipo de aumento abusivo, mas quando chega nas instâncias federais superiores são derrubados.

Todo ano é isso, a ANS autoriza um aumento muito acima da inflação para o reajuste das mensalidades dos planos de saúde. Que me consta, o pagamento do reembolso das consultas e honorários médicos passam longos períodos sem serem reajustados, influindo assim muito pouco no cálculo dos índices de reajuste. Para se ter uma idéia, este reajuste é cerca de 50% superior ao da inflação medida pelos seguintes índices, no período de julho/2008 a julho/2009:

IPCA (IBGE) = 4,52%
INPC (IBGE) = 4,60%
IPC (FGV) = 4,58%

Desse modo, e considerando os reajustes por aumento de faixa de idade, os planos de saúde se tornam inviáveis para os bolsos das pessoas mais velhas e dos aposentados. A opção que fica é passar para o SUS, que todo mundo sabe que funciona precariamente. É uma brincadeira com a vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário