quarta-feira, 23 de março de 2011

Contagem de células pode determinar agressividade de câncer de pulmão

Publicada em 22/03/2011 às 11h58m
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/03/22/contagem-de-celulas-pode-determinar-agressividade-de-cancer-de-pulmao-924062571.asp

LONDRES - Cientistas britânicos descobriram que a contagem do número de células de câncer de pulmão que circula no sangue do paciente pode ajudar a determinar quão agressivo o câncer é e prever o melhor tratamento.

Pesquisadores do Reino Unido estudaram o número de células circulantes do tumor (ou CTC) em amostras de sangue de 101 pacientes com um tipo da doença, antes e depois de um ciclo de quimioterapia.

Eles descobriram que pacientes com câncer de pulmão com cinco ou mais CTCs tinham as piores taxas de sobrevivência. A média era de 4,3 meses para pacientes com cinco ou mais CTCs, comparado há 8,1 meses para pacientes com menos de cinco.

A descoberta sugere que essa simples contagem pode ser uma maneira de monitorar como o paciente responde ao tratamento em poucas semanas, segundo os pesquisadores. E detectar quando os números de CTC estão subindo pode ajudar os médicos a dar mais opções de tratamento aos pacientes.

- Precisamos agora testar isso em mais pacientes, mas se os resultados forem confirmados, há potencial para personalizar os tratamentos e descobrir novas formas de tratar a doença - disse Fiona Blackhall, médica do hospital de câncer The Christie, em Manchester.

Câncer de pulmão mata 1,2 milhão de pessoas por ano e um dos piores índices de sobrevivência da doença porque mais de dois terços dos pacientes são diagnosticados em estágio avançado quando o tratamento não é mais possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário