segunda-feira, 8 de abril de 2013

Famosos que enfrentaram o câncer se tornaram modelo e inspiração para anônimos

Receber o diagnóstico de uma doença grave como o câncer abala qualquer pessoa e todos ao seu redor, como amigos e familiares. Se a pessoa é famosa, o impacto reverbera entre os fãs e admiradores. Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, o UOL lembra de algumas pessoas que, graças à fama, chamaram a atenção para uma doença que mata milhões de pessoas todos os anos. 

Exemplo de pessoa que encarou a batalha contra a doença publicamente e deu a volta por cima, o ator Reynaldo Gianecchini é uma das muitas  celebridades citadas como exemplo de superação. Logo após a divulgação do diagnóstico, seus fãs começaram a se manifestar nas redes sociais para dar apoio ao ator, que já voltou às novelas.


Gianecchini posa para campanha do GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer)

O ator, por meio de várias campanhas, seja para alertar ou para angariar fundos para entidades, vestiu a camisa da luta contra a doença. E se tornou uma inspiração.

Outros nomes famosos, como Sharon Osbourne e o ciclista Lance Armstrong, chegaram até mesmo a criar ONGs ou fundações de apoio a pessoas com câncer, transformando sua luta pessoal em algo maior.

Ana Maria Braga a apresentadora do “Mais Você” da Rede Globo teve seu primeiro câncer em 1991, de pele, que tratou com sucesso. Já o segundo, mais agressivo, no reto (carcinoma epidermoide anal), foi descoberto em 2001. Ela fez sessões de radio e quimioterapia no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, durante seis meses. Ela credita sua melhora “aos médicos, a Deus, a Nossa Senhora de Fátima, a mim, a minha família, amigos e quem pensou e resou por mim”. E, também dá um conselho que as pessoas que tem câncer não desistam nunca da luta. “Por mais dolorido e triste que possa parecer, o mais importante é a gente estar viva e ver o sol nascer todo dia”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário