quinta-feira, 25 de abril de 2013

Neguinho da Beija-Flor faz samba para comemorar a vitória contra o câncer

POR 
Leandro Souto Maior
Patricia Teixeira


Rio -  Não será no domingo que Neguinho da Beija-Flor vai ao Maracanã. Será no sábado, mas ele não estará lá para torcer pelo time que é fã (o Flamengo, no caso), como canta na sua música ‘O Campeão’ (aquela da letra “Domingo, eu vou ao Maracanã...”). O intérprete da Azul e Branca de Nilópolis vai puxar o coro das arquibancadas justamente com esse samba, no evento que marca a reabertura do estádio. Ele está mais feliz do que torcedor com a vitória de seu time em final de campeonato. Porém, motivo ainda maior de alegria é a notícia de que está curado e que não tem mais nenhum vestígio do câncer no intestino, diagnosticado em 2008.

“Na mesma hora em que soube o resultado dos exames, no dia 25 de março, fiz um samba em agradecimento”, conta Neguinho sobre sua nova música, ‘Obrigado, Jesus’ (confira a letra abaixo). “Fiz inspirado também na minha vida, na saúde da minha família e na Beija-Flor. Em algumas rádios do Brasil, esse samba já é mais pedido do que minha música ‘Mulher, Mulher, Mulher’”. Na verdade, o maior sucesso de Neguinho da Beija-Flor é mesmo ‘O Campeão’, praticamente um hino, cantado por torcedores de todos os times — a despeito de ele ser rubro-negro doente —, mas que nem todo mundo sabe que é de sua autoria.

“É essa música que garante o aluguel do barraco. Registrei vários títulos para essa canção, para não ser roubado. Alguns a conhecem como ‘O Campeão’, outros como ‘Meu Time’ e outros como ‘Domingo Eu Vou ao Maracanã’. A ideia de colocar vários títulos surgiu também porque, quando as pessoas procuram na internet, nunca colocam o nome certo, sempre buscam pela primeira frase”, explica. “No amistoso no Maracanã, vou me apresentar para os operários que fizeram a obra, seus familiares, alguns jogadores e muitas personalidades. Fiquei muito orgulhoso com o convite, adorei saber que vou cantar a música de maior sucesso no país”, orgulha-se.

 Neguinho comemora boa fase | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia

Ele conta ainda que ‘O Campeão’ foi feita, no final dos anos 70, originalmente para um querido amigo vascaíno. Mas, ao perceber que se tornaria um grande sucesso, o autor rubro-negro mudou a palavra ‘Vasco’ para ‘time’ (no verso “Porque meu time bota pra ferver/E o nome dele são vocês que vão dizer”). “Onde existe futebol no Brasil, cantam essa música, que virou o hino de todas as torcidas”, define.

Neguinho gostaria que ‘Obrigado, Jesus’ percorresse o mesmo caminho bem-sucedido de ‘O Campeão’. A música já está no YouTube e pode ser conferida em seus shows.  “Não fiz esse novo samba para ganhar dinheiro. O Marquinhos FM, meu parceiro na composição, também teve câncer, e essa foi uma forma de agradecer. Mas, se Deus quiser fazer pingar uns trabalhinhos por causa dessa canção, a gente vai ficar ainda mais agradecido”, brinca. “Por causa da letra, vieram me perguntar se eu tinha virado evangélico. Mas não tem nada a ver, não se trata de um samba gospel. Sou católico, acredito muito em Deus e não mudei de religião. Mas muitos evangélicos vieram me agradecer, adoraram a canção”.  

OBRIGADO, JESUS - De Neguinho da Beija-Flor e Marquinho FM
Obrigado, Jesus
por mais um dia de alegria
Obrigado, Jesus
por mais um dia de vitória
Obrigado, Jesus
por conceder sabedoria
Em mudar a minha história

Obrigado, meu Jesus
Obrigado, meu Jesus
por me ajudar o mal vencer
Obrigado, meu Jesus
por meu direito de viver
Obrigado, Jesus
por todo bem que o Senhor faz
De me dar saúde e paz
Se você não quiser mais vacilar
Se você não quiser mais vacilar
Se você não quer desilusão
Se você não quer desperdiçar
O meu amor que tem no coração

Jesus é o caminho, não tem segredo
Não tenha medo de se entregar
A fé move montanhas, pode acreditar
Por mais difícil a situação
Pode virar esse jogo e vencer
Irmão, bota a fé com Jesus
e terá o poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário