sexta-feira, 17 de julho de 2009

Reduzindo o Risco de Contrair Câncer

De acordo com o American Institute of Cancer, se as pessoas seguirem 3 princípios básicos reduzirão o risco de contrair câncer, bem como outras doenças (como doenças do coração). Estes 3 princípios se resumem em fazer uma dieta saudável, praticar exercícios e manter o peso corporal sob controle. Segundo eles, ser fisicamente ativo todo dia, comer uma dieta saudável e manter um peso compatível reduz o risco de se ter câncer em cerca de 1/3.

Além disso, o Instituto recomenda para a pessoa nunca fumar, pois o fumo tem uma série de substâncias cancerígenas.

1. Dieta.

Em relação à dieta saudável, as recomendações são:

a) Não tome bebidas açucaradas.

O consumo regular de bebidas açucaradas contribui para o ganho de peso, uma vez que possuem níveis elevados de calorias. As principais bebidas açucaradas são os refrigerantes.

Água é uma alternativa melhor. Café e chá sem açúcar ou adoçante são também opções saudáveis. Suco natural de frutas é recomendado como uma das 5 ou mais porções diárias de vegetais e frutas que a pessoa deve ingerir por dia, mas contém muito açúcar (frutose). O ideal é que não se beba mais do que um copo de suco natural por dia.

b) Limite o consumo de alimentos energéticos (energy-dense food), particularmente alimentos industrializados ou processados com adição elevada de açúcar ou com baixo conteúdo de fibras ou com muita gordura.

Muitos alimentos nos fornecem energia, mas alguns fornecem mais energia por grama do que outros. Em geral, estes alimentos altamente calóricos são industrializados ou processados com a adição de açúcar e gordura para melhorar seu sabor, como no caso do chocolate e de determinados produtos ricos em carboidratos refinados. É muito mais saudável comer uma maçã do que uma barra de chocolate, uma vez que a maçã tem baixa caloria e é rica em fibras e água.

c) Coma mais de uma variedade de vegetais, frutas, grãos integrais e legumes (como feijões) por dia.

Refeições baseadas nas plantas fornecem, além dos nutrientes e fibras que a pessoa necessita para ter uma boa saúde, um arsenal de vitaminas, minerais e componentes químicos (phytoquímicos) que ajudam a proteger contra os riscos naturais de se contrair câncer. De acordo com o Instituto, devemos preencher cerca de 2/3 do nosso prato de comida com vegetais, frutas, grãos integrais e legumes e menos de 1/3 com proteína animal.

Pesquisas têm demonstrado que as plantas provavelmente protegem contra uma variedade de formas de câncer, incluindo os de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, próstata, entre outros. As plantas possuem uma série de substâncias que ajudam a manter o corpo sadio e fortalecem nosso sistema imunológico. Os phytoquímicos presentes nas plantas fornecem proteção às células do corpo contra danos que podem conduzir ao câncer.

As fibras contidas nas plantas podem ser também relacionadas com a redução do risco de contrair câncer. As fibras trazem vários benefícios para o organismo, incluindo a freqüência da evacuação e a velocidade que o alimento se move ao longo do sistema digestivo.

d) Limite o consumo de carnes vermelhas (carne de boi, porco e carneiro) e não coma carnes processadas ou industrializadas.

As carnes processadas são aquelas carnes preservadas por defumação, cura, ou sal ou adição de conservantes, como presunto, lingüiça, salame, salsicha e toucinho ou bacon, entre outras. Não se deve comer, porque o processamento das carnes desenvolve substâncias cancerígenas que podem danificar as células do corpo.

Quanto às carnes vermelhas, o Instituto recomenda que não se coma mais de meio quilo por semana, pois existem fortes evidências que relacionam a ingestão elevada de carne vermelha com o câncer de cólon ou colo retal.

Por outro lado, pesquisas demonstram que quem come muita carne vermelha come pouca planta, fica sem espaço no estômago.

e) Limite o consumo de bebidas alcoólicas a 2 drinques para homens e 1 drinque para mulheres por dia;

Existem fortes evidências de que o consumo de bebida alcoólica danifica nosso DNA, aumentando o risco de se contrair câncer e outras doenças. Entre os tipos de câncer associados ao álcool estão os de boca, faringe, laringe, esôfago, fígado e colo retal. Quando associado ao cigarro, o álcool eleva ainda mais o risco.

Entretanto, o Instituto reconhece que o álcool tem efeito protetor contra doenças coronarianas. Daí, não excluí-lo da dieta.

f) Limite o consumo de alimentos salgados e alimentos processados com sal (sódio);

O consumo elevado de sal aumenta o risco de se contrair câncer de estômago, além de elevar a pressão do sangue.

Nosso consumo diário de sal deve ser inferior a 2.400 mg. Especial atenção deve ser dada ao consumo de alimentos processados, como pães, cereais, pizzas e batatas fritas. Mesmo alimentos doces processados, como biscoitos, contêm níveis elevados de sal. Deve-se também verificar os níveis de sódio (sal) nos alimentos enlatados.

g) Não use suplementos dietéticos e vitamínicos para se proteger contra o câncer.

Existem evidências de que os suplementos dietéticos e vitamínicos, por alterarem o equilíbrio dos nutrientes no corpo, podem aumentar o risco, em vez de diminuir. Determinadas vitaminas tomadas em excesso podem fazer mal ao organismo através de seus efeitos colaterais. Uma dieta balanceada não necessita de suplementos.

Não vá à farmácia da esquina, nem à loja de produtos naturais, se encher de vitaminas E, D, ômega 3 e outros produtos sem escutar o seu médico. Só tome suplementos sob orientação médica.

2. Atividade Física.

A atividade física diminui o risco de contrair câncer, porque ajuda a manter o peso e a manter os níveis de hormônios saudáveis. Níveis elevados de alguns tipos de hormônio aumentam o risco.

A atividade física pode também fortalecer nosso sistema imunológico, ajudar a manter nosso sistema digestivo saudável e permitir que possamos consumir mais alimentos ricos em nutrientes protetores contra o câncer, sem haver aumento do peso da pessoa.

Se você não vem fazendo atividades físicas, experimente começar com 30 minutos de atividades moderadas por dia. A seguir vá aumentando devagar até chegar ao que os cientistas recomendam: 60 minutos ou mais de atividade física moderada todo dia ou 30 minutos ou mais de atividades vigorosas.

A principal atividade física moderada que se pode fazer é caminhar durante 60 minutos, num ritmo que aumente um pouco a velocidade das batidas do coração.

3. Peso

A manutenção de um peso compatível é muito importante para reduzir o risco de contrair câncer e outras doenças, como a diabetes 2 e doenças do coração. A gordura pode alterar o equilíbrio hormonal e causar câncer de cólon, pâncreas e de mama (em mulheres após a menopausa).

O ideal é que a pessoa mantenha um peso de acordo com sua altura e estrutura física, nem abaixo, nem acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário