quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Outubro Rosa promove ações contra o câncer de mama

Patricia Zwipp

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o que mais leva a morte entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Como outubro é considerado o mês mundial da luta contra essa patologia, o movimento Outubro Rosa ¿ Mulher Consciente na Luta Contra Câncer de Mama entra em ação, com série de atividades pelo país, com o objetivo de enfatizar a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce.

"É sempre importante fazer o autoexame, mas a mulher apenas conseguirá sentir um nódulo ao apalpar a mama quando já estiver em estágio avançado, quando as chances de cura são menores", disse a médica Maira Caleffi, presidente da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). "O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia e, se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%."

Uma das ações é iluminar de rosa monumentos públicos e edifícios privados de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Blumenau, Florianópolis e Ouro Preto. O Cristo Redentor, no Rio, recebeu a cor na noite da última segunda-feira, dia 5, e o evento contou com a presença de celebridades como Taís Araújo, Cláudia Abreu e Maitê Proença.

Além de colorir determinados pontos, o movimento realiza um tour por todo o País com o Rosamóvel, um espaço itinerante com informações sobre a doença. Diversos serviços serão prestados por voluntárias durante a passagem do veículo, que visita São Paulo (de 6 a 12 de outubro), Rio de Janeiro (até dia 10), Curitiba (de 7 a 12), Brasília (de 19 a 24), Porto Alegre (de 20 a 27), Recife (de 8 a 13), Belo Horizonte (13 a 18), Florianópolis (14 a 18).

No Rio de Janeiro, o roteiro terá início hoje na Praça Nossa Senhora da Paz. Nesta quarta, o veículo passará pela praça General Osório, pelo Largo da Carioca, pelo Largo do Machado, pela Praça Saens Penna e pelo Shopping Tijuca. No dia 9, a ação circulará na Praça Santos Dumont, e depois na rua Marques de São Vicente, próximo ao Shopping da Gávea. Nos dias 10 e 11 o Rosamóvel p$assará em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas e pela orlas das praias de Ipanema e do Leblon.

Em São Paulo, o Rosamóvel ficará hoje (6) no Espaço Santa Helena, na rua Oscar Freire, com um evento para celebridades e lojistas da região. A partir de amanhã, o veículo passará pelo Shopping D&D, por Taboão da Serra, pelo Laboratório Roche e pelo Shopping Cidade Jardim.

No dia 11 de outubro, o Rosamóvel chegará ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte. Já no feriado do dia 12, a ação circulará no Parque do Ibirapuera e, no dia 13, o evento é encerrado na Cidade de Deus, em Osasco. Os roteiros das demais cidades não foram divulgados.

O Outubro Rosa é realizado pela Roche e ONGs associadas à Femama, que o apoia. Surgiu a partir do projeto de mesmo nome criado na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1997.

Terra – Vida e Saúde
Terça, 6 de outubro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário