terça-feira, 16 de março de 2010

Prevenção do câncer de pele

A exposição excessiva e constante à radiação ultravioleta dos raios solares é a principal causa para o aparecimento do câncer de pele. “Ao contrário do que muitos pensam, pele bronzeada não é sinal de saúde. O sol em excesso, ao longo dos anos, também pode causar queimaduras e envelhecimento precoce”, alerta Carlos Eduardo Alves dos Santos, médico da Seção de Dermatologia do INCA. Segundo ele, o bronzeamento é uma agressão à pele, que reage ao receber uma carga exagerada de radiação solar. Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que as lesões apareçam na maioria das vezes após os 40 anos.

O câncer de pele tipo melanoma é o mais perigoso. Apesar de somar somente 5% dos casos de câncer cutâneo, tem grande probabilidade de se espalhar para outras partes do corpo (metástase).

Algumas medidas ajudam a prevenir o câncer de pele. Deve-se evitar a exposição direta ao sol das 10h às 16h e usar filtro solar com fator de proteção igual ou superior a 15 (30 é melhor), fazendo reaplicações a cada duas horas. Além disso, é importante usar chapéu e barraca. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, deve-se usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

Mas não se esqueça: o sol faz bem à saúde física e mental. Aproveite-o de forma correta.

2 comentários:

  1. Olá Fernando!
    Vim até aqui para retribuir a tua visita e já virei seguidora.
    Gostei muito dos teus textos, que passam de forma simples e precisa as informações a que se propõe.
    Fico na torcida para que teu tratamento seja um sucesso e que Deus te conceda cura total.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marilisa.
    Tudo de bom para você também

    ResponderExcluir