terça-feira, 13 de abril de 2010

Dutasteride reduz em 23% incidência de câncer de próstata

Agência AFP
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/04/01/e010421524.asp

WASHINGTON - O tratamento com dutasteride, aplicado atualmente em pacientes com hipertrofia benigna de próstata, reduz em 23% a incidência de câncer nesta glândula em homens com alto risco de sofrer do tumor, revela um estudo publicado nesta quarta-feira nos Estados Unidos.

O teste clínico ReDuCe (redução com dutasteride da incidência de eventos de câncer de próstata) foi realizado em 42 países, sob a supervisão de um comitê científico presidido pelo doutor Gerald Andriole, chefe do serviço de cirurgia urológica da faculdade de medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, Missouri.

- O dutasteride poderá oferecer a centenas de milhares de homens um meio para reduzir o risco de sofrer de câncer de próstata - comentou Andriole no estudo publicado no New England Journal of Medicine, de 1º de abril.

Este é o primeiro estudo clínico que avalia a prevenção quimioterapêutica para o câncer de próstata em homens com risco elevado de desenvolver a doença devido a seus altos níveis de antígeno prostático específico, de entre 2,5 e 10 ng/ml (nanogramas por mililitro). As biópsias praticadas em homens com estes valores, após seis meses do início dos testes clínicos com dutasteride, não mostraram sinais cancerígenos, assinalaram os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário