quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Doadores de medula poderão se cadastrar pela internet em 2011

04/11/2010 21h43
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/11/04/doadores-de-medula-poderao-se-cadastrar-pela-internet-em-2011/

A partir de janeiro de 2011, o cadastramento de doadores de medula poderá ser feito pela internet. É o que projeta o coordenador do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional de Câncer (Inca), hematologista Luis Fernando Bouzas. Hoje, o acesso é por e-mail e o cadastro é feito por meio dos hemocentros.

Bouzas afirma que é importante que os doadores atualizem os dados para o caso de eles serem chamados para fazer a doação de sangue a pacientes compatíveis. O telefone (21)3207-5238 serve para obter informações sobre o processo e tirar dúvidas de pessoas interessadas em doar medula óssea.

Já os pacientes que precisam buscar doador são inscritos, via internet, no Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme) pelos seus médicos assistentes. Qualquer pessoa na faixa etária dos 18 aos 55 anos pode se inscrever como doadora de medula óssea. Para tanto, em um primeiro momento, ela deve fornecer seus dados pessoais e fazer a coleta de uma amostra de sangue.

Luis Fernando Bouzas afirma que a coleta da medula óssea não representa nenhum risco para o doador. "É um procedimento seguro. O doador não sofre nenhum tipo de problema ou sequela. Não é tirado nenhum pedaço dele, já que a medula óssea é aquele material líquido, gelatinoso, parecido com o sangue, que tem dentro dos ossos. Não tem nada a ver com a medula espinhal ou o sistema nervoso central", disse.

O médico afirmou também que a coleta é um procedimento simples e dentro de três ou quatro dias a pessoa já pode voltar às suas atividades normais. "Não há razão para ficar com medo. Mais de 50 mil transplantes são realizados por ano em todo o mundo".

A doação de medula óssea é vetada, entretanto, às pessoas que tiveram ou têm doenças transmissíveis pelo sangue, caso da hepatite B e C e da aids. Elas não podem ter também nenhum tipo de câncer, doenças infecciosas ou ligadas à medula óssea. Segundo Bouzas, há cerca de 70 doenças com indicação para transplante de medula óssea.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir