segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Temporão é condenado pelo TCU por irregularidades no Inca

05 de novembro de 2010 • 07h24
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4774182-EI306,00-Temporao+e+condenado+pelo+TCU+por+irregularidades+no+Inca.html

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a pagar multa de R$ 10 mil por irregularidades em obras do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do qual foi diretor-geral entre 2003 e 2005. Temporão é responsabilizado por uma série de manobras, como retirar serviços do contrato para incluir outros, sem previsão, e manipular o preço de itens, prática conhecida como "jogo de planilha". As informações são do jornal O Globo.

O TCU analisou a reforma de várias unidades e a construção de um prédio de seis andares. As obras foram executadas pela empresa Santa Bárbara Engenharia e custaram R$ 13,4 milhões. De acordo com o tribunal, o Inca juntou indevidamente, na mesma licitação, serviços de diversos tipos, feitos em locais distantes uns dos outros, quando deveria ter aberto mais de uma concorrência. Em um dos aditivos do contrato, por exemplo, o instituto excluiu serviços na Coordenação Geral de Administração (Coage) e incluiu, em seu lugar, intervenções em nove outras áreas, sem que houvesse previsão inicial. A substituição foi feita ao mesmo valor exato. Para isso, alguns itens tiveram seu preço reduzido em até 94% e outros, acrescido em até 1.204%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário