quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pesquisas curiosas sobre o diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer – Parte 3

Veneno de Serpente

Um tipo de proteína presente no veneno de algumas serpentes, denominado desintegrina, pode ser capaz de deter a metástase, migração desenfreada de células tumorais cancerosas para outras partes do corpo.

A descoberta é resultado de uma pesquisa realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os cientistas observaram que diferentes desintegrinas purificadas do veneno de cobras são capazes de reduzir a capacidade de ativação e a migração de células de um tipo de melanoma - o câncer de pele mais letal - em camundongos.

Entretanto, um dos grandes desafios de utilizar o veneno de serpentes em pesquisa é o alto custo.

Curcuma

Uma pesquisa realizada na Irlanda sugere que um componente encontrado na cúrcuma, condimento presente no tempero curry, pode matar células cancerosas. A curcumina já era vista como um extrato com aplicações medicinais e já estava sendo testada para tratamento de artrite e até demência.

Testes de laboratório realizados pelo Centro de Pesquisa do Câncer de Cork mostraram que a substância também pode matar células de câncer de esôfago. A descoberta pode ajudar médicos a elaborar novos tratamentos para a doença.

Toupeira Pelada

A partir da análise das defesas do rato-toupeira-pelado, um tipo de mamífero roedor, cientistas acreditam que podem desenvolver técnicas para impedir o crescimento de tumores.

Os pesquisadores descobriram que em uma solução feita com células da pele das toupeiras, as mesmas deixaram de se proliferar quando atingiram uma densidade relativamente baixa. Este mecanismo também ocorre em humanos, mas o câncer é capaz de driblar esta defesa, mantendo o crescimento celular de tumores.

Os cientistas esperam aprender com as toupeiras como estimular a barreira natural.

Chá de Papaya

O chá do extrato de folha de papaia contém propriedades que combatem com grande poder os vários tipos de câncer e não deixa sequelas de nenhuma toxidade, como ocorre com outras terapias, segundo uma pesquisa da Universidade da Flórida.

Cientistas documentaram os poderosos efeitos anticancerígenos da papaia sobre o câncer de útero, de mama, fígado, pulmão e pâncreas, através de testes em laboratório com uma ampla variedade de tumores. Eles utilizaram 10 tipos diferentes de células cancerígenas e as expuseram a quatro graus de concentração de extrato de papaia durante 24 horas, medindo seus efeitos após esse tempo.

A concentração reduziu o crescimento dos tumores em todos os cultivos, segundo o estudo.

Salmonela

Cientistas descobriram que a bactéria que causa a doença salmonela pode provocar uma reação imunológica que mata células cancerígenas, o que pode levar à criação de vacinas para serem injetadas em vítimas do câncer.

"Fizemos experimentos primeiro em ratos e depois, em células com câncer e células imunológicas de pacientes humanos, e descobrimos que a salmonela estava fazendo exatamente o mesmo trabalho", disse Maria Rescigno, do Instituto Europeu de Oncologia, de Milão, que participou do estudo.

A equipe descobriu que a salmonela aumentava a quantidade da proteína connexin 43, que "marca" as células doentes para que o sistema imunológico possa atacá-las.

Ecstasy

Cientistas britânicos acreditam que a droga ecstasy poderia ser usada no tratamento de diferentes tipos de câncer de sangue, como leucemia, linfoma e mieloma. Há seis anos, pesquisadores já sabem que psicotrópicos como ecstasy, remédios para emagrecer e antidepressivos têm efeitos sobre células cancerígenas, e agora eles buscam uma fórmula para alterar o ecstasy e utilizá-lo em tratamentos.

Por enquanto, o maior problema é que a quantidade de ecstasy necessária para eliminar as células cancerígenas seria fatal para o paciente. O que os pesquisadores da universidade de Birmingham querem fazer é isolar as propriedades benéficas do ecstasy que não causem efeitos colaterais.

Ouro

Utilizando nanopartículas de ouro, cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) conseguiram levar medicamentos contra o câncer a partes específicas do corpo de forma controlada.

As partículas se dissolvem quando expostas a diferentes níveis de luz infravermelha e, com isso, os cientistas poderiam fazer com que elas liberassem a droga apenas nos locais desejados.

Semente de Uva

Cientistas da Universidade de Kentucky realizaram experiências de laboratório e mostraram que, em 24 horas, 76% de células de leucemia expostas a altas doses de extrato de sementes de uva foram mortas em um processo de apoptose (digamos que elas "cometeram suicídio"), enquanto que as células saudáveis ficaram intactas.

A pesquisa abre caminho para novos tratamentos contra o câncer, mas os especialistas disseram que ainda é muito cedo para recomendar que as pessoas comam uvas como forma de evitar a doença.

As sementes de uva contêm alta concentração de antioxidantes, conhecidos por suas propriedades contra os radicais livres. O extrato pode ser eficaz no combate a células cancerígenas da pele, mama, intestino, pulmão, estômago, próstata e leucemia.

Anticorpos de Tubarão

Como os tubarões possuem um sistema imunológico semelhante ao humano, mas com anticorpos mais resistentes, pesquisadores da Universidade La Trobe, nos Estados Unidos, acreditam que podem aproveitar essa resistência para ajudar a tornar mais lento o desenvolvimento de doenças como o câncer.

Utilizando anticorpos retirados do sangue de tubarões, cientistas esperam retardar a proliferação do câncer de mama, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário