quinta-feira, 26 de outubro de 2017

‘Angelina fez mais pelo câncer de mama que a sociedade médica’


Acompanhe o 'Estúdio VEJA' sobre conscientização e prevenção do câncer de mama neste Outubro Rosa
access_time12 out 2017, 20h50 - Publicado em 12 out 2017, 19h07

câncer de mama e sua prevenção, causas e tratamentos é o tema da conversa da repórter Natalia Cuminale com o doutor e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Antônio Frasson. Na entrevista, o mastologista ressaltou a contribuição da atriz Angelina Jolie no combate à doença. 

“Angelina Jolie foi um fenômeno mundial. Ela fez mais pelo câncer de mama do que todas as sociedades médicas nos últimos 50 anos”, afirma Frasson. O mastologista explicou que as ações da atriz popularizaram exames para detectar mutações que levam a esse câncer.

Antes, no Brasil, o teste BRCA, que avalia a presença de genes que predispõem ao desenvolvimento de câncer precoce, custava 12 mil reais. Hoje sai em torno de 1.500 reais. Nos Estados Unidos, graças à luta de Angelina, o custo é de 149 dólares.
Além disso, Frasson mostrou que há boas e más notícias em relação a esta doença no país. Apesar do número de casos deste tipo de câncer ter aumentado entre mulheres jovens, houve muitos avanços nas técnicas de cirurgia para remoção do tumor e reconstrução da mama. Ele completa afirmando que alimentação saudável, atividade física regular e manter o peso ideal são hábitos preventivos.


2 comentários:

  1. Olá! Estava pesquisando sobre o carcinoma renal e achei seu blog. Meu pai teve canver de rim em 2001, por nao ter tratamento adequado naquela época, o perdemos em 2004. Em semtembro do ano passado descobrimos que minha mae tambem estava com carcinoma renal. Apos se submeter à uma nefrectonia radial, descobrimos que era estadiamento 3 e que nao havia mestastase. 6 mrses depois, ela começou a sentir fortes dores abdominais e descobrimos uma massa tumoral na pelve direita, justamente por onde haviansido retirado o tumor e o rim. Acredita-se que houvr uma contaminaçao local na primeira cirurgia. Ela precisou fazer esterectomia e retirar parte do intestino. Foram dias dificilimos. Inicou, dois mrses após a cirurgia, o uso do votrient. E agora, 6 mrmesea depois, as dores voltaram aconoanhadas de febre e mal estar. Descobrimos que ela está com metastase no figado, peritonio e na pelve. O votrient nao surtou efeitou no caso dela e a doença progrediu muito. O oncologista optou por iniciarmos o tratamento com o nivolumab e estamos esperando o plano autorizar. Gostaria muito de conversar mais com o senhor e saber como tem sido o tratamento com esta medicaçao. Estou bem preocupada e falar com alguem com historia similar, certamente seria bom. Meu email: jblmedeiros@gmail.com. Muita saúde e paz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pesquisando e achei seu blog. Meu marido está com câncer no rim e terei q entrar na justiça contra o Sus. Preciso conversar com pessoas q estejam passando pelo problema.por favor me ajude. Meu email byulsoan@gmail.com

      Excluir