terça-feira, 16 de agosto de 2022

Conheça a luta de Anne Carrari contra o câncer e a desinformação

 

Aos 40 anos, Anne Carrari se assustou ao saber que apenas 20% das mulheres diagnosticadas com câncer de ovário vivem mais que cinco anos

Gabriela Marçal

12/08/2022 2:00,atualizado 15/08/2022 16:41

Reprodução

São Paulo – Anne Carrari recebeu aos 40 anos, em 2015, o diagnóstico de câncer de ovário metastático, ou seja, a doença estava em estágio avançado e já tinha atingido outros órgãos. A única queixa que ela tinha era um inchaço constante na barriga.

“Eu sabia que aquele inchaço não era normal para mim, as minhas calças não fechavam. Eu acabei sendo diagnosticada em um pronto-atendimento, já em estágio avançado com metástase no peritônio, no fígado, no baço, na bexiga, na vesícula”, disse Anne.

Ela já tinha passado por três partos vaginais, fazia acompanhamento com um ginecologista e estava com os exames preventivos em dia. A paciente passou por três médicos que não encontraram a doença e, segundo ela, sinalizaram que os sintomas seriam apenas gases.

Há sete anos ela está em tratamento e criou o perfil no Instagram Sobrevivi ao câncer de ovárioReprodução

Anne Carrari recebeu aos 40 anos, em 2015, o diagnóstico de câncer de ovário metastáticoReprodução

Além do ovário, o câncer já tinha atingido o peritônio, o fígado, o baço, a bexiga e a vesículaReprodução

Publicidade do parceiro Metrópoles

Aos 40 anos, Anne Carrari se assustou ao saber que 20% das mulheres diagnosticadas com a doença vivem mais que cinco anosReprodução

Há sete anos ela está em tratamento e criou o perfil no Instagram Sobrevivi ao câncer de ovárioReprodução

Dificuldade para diagnosticar

“Fiquei muito indignada porque eu não sabia nada sobre esse câncer e eu me achava super esclarecida sobre a minha saúde. Sempre me cuidei muito e eu me senti até culpada. Fui acometida por um câncer que ninguém fala, não tem exame de rastreamento, nunca foi motivo de conversa nas minhas consultas médicas”, contou a paciente.

Segundo o oncologista Fernando Maluf, fundador do Instituto Vencer o Câncer (Ivoc), o câncer de ovário é o sétimo câncer que atinge as mulheres no Brasil. O médico explicou que ainda não existe um exame específico para encontrar a doença, como uma mamografia ou um papanicolau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário