terça-feira, 28 de maio de 2013

Planos de saúde terão que oferecer remédios orais contra câncer

Empresas eram obrigadas a conceder tratamento ambulatorial. Medida passa a valer a partir de janeiro de 2014 após consulta
O Dia 28/05/2013 12:48:26
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta terça-feira que os planos de saúde terão que oferecer 36 medicamentos orais usados em casa para tratamento de câncer a partir de janeiro de 2014. Atualmente, os planos só são obrigados a conceder o tratamento em ambulatórios.

De acordo com o Ministério da Saúde, os pacientes passarão a ter acesso em casa a medicamentos que têm 54 indicações contra vários tipos de câncer, como o de próstata, mama, colorretal, leucemia, linfoma, pulmão, rim, estômago e pele, além de uma nova técnica de radioterapia.

A proposta ainda passará por consulta pública, entre 7 de junho e 7 de julho na página da agência na internet, onde poderão ser dadas contribuições da sociedade. A consulta pública não alterará a decisão sobre os medicamentos contra o câncer.

A cada dois anos, a ANS atualiza o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – procedimentos mínimos a serem cobertos obrigatoriamente pelos planos. Cada plano de saúde deverá definir a forma como distribuirá a medicação: convênios com farmácias privadas e o reembolso aos pacientes.

Observação do blog:
Essa ANS é uma piada. Ela cria sempre normas ou interpretações favoráveis aos grandes planos de saúde. Só quando a justiça já deu ganho de causa para milhares de clientes dos planos é que muda as regras do jogo. É ridícula e prejudicial sua atuação defendendo os direitos dos planos de saúde.

Como vocês podem ver no meu perfil já tomo um remédio contra câncer via oral, desde julho de 2007, quando consegui, através da justiça, que o plano fornecesse.

Em 2009, meu plano de saúde negou, com a cumplicidade da ANS (ela tinha uma norma), a colocação de "stent" numa artéria que estava entupida na minha perna direita. Fiquei cerca de 15 dias com trombose no pé aguardando a reposta do plano, com possibilidade inclusive dos dedos grangrenarem. Só consegui, mais uma vez, fazer a cirurgia depois de ganhar na justiça este direito.

Graças a Deus que, mesmo com todos os defeitos, ainda temos justiça nesse país, uma vez que nossas instituições e nossos políticos estão cada dia mais podres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário