quarta-feira, 15 de março de 2017

Defensoria pede inquérito para investigar descaso em tratamento oncológico


Segundo Cremerj, 19 hospitais estão com falta de remédios, equipamentos e até de profissionais especializados na área

14/03/2017 14:54:50
O DIA

Rio - Pacientes oncológicos que precisam receber tratamento contra o câncer encontram falta de remédios, equipamentos e até de profissionais em 19 hospitais do Rio. A informação foi divulgada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj) na manhã desta terça-feira. Ainda de acordo com os dados, os exames e tratamentos, que por lei devem começar em até 60 dias, estão levando até 4 meses para ter início. A Defensoria Pública da União (DPU) também acompanhou as vistorias do órgão e pediu a abertura de um inquérito para investigar a omissão das unidades.

De acordo com o presidente do Cremerj, Nelson Nahon, o Hospital Geral de Bonsucesso, na Zona Norte, é a unidade hospitalar em pior situação. No local não existem remédios básicos para o tratamento do câncer, como morfina. "Estamos perdendo o tempo ideal para o tratamento, acabando com a chance de cura e comprometendo a qualidade de vida do paciente", afirmou. Segundo Nahon, os pacientes que são tratados no Hospital Geral de Bonsucesso, por conta dos problemas, terão apenas 30% de cura.

Segundo o promotor Daniel Macedo, a DPU vai pedir à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a omissão dessas unidades e de seus gestores pelos crimes exposição da vida ou saúde de terceiros em perigo. Ele também encaminhou ofício ao Ministério Público para que se investigue a improbidade administrativa nos hospitais federais de Bonsucesso, Andaraí, na Zona Norte, Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

"Os recursos recebidos por esses hospitais seriam perto do ideal se eles tivessem uma gestão qualificada. Mas o que a gente percebe é que há indícios de fraude licitatória na aquisição de medicamentos quimioterápicos". Além de uma investigação pelo MP, a defensoria pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) "faça uma varredura nas licitações" dos hospitais federais do Estado.


Reportagem do estagiário Rafael Nascimento

Um comentário:

  1. Meu parceiro e eu estamos tentando por um bebê há mais de sete anos, nós estávamos indo para uma clínica de fertilidade por anos antes de alguém ter me contado para entrar em contato com esse conjurador de feitiços que é tão poderoso chamado Templo de Agbazara para ele me ajudar a obter o prenant, E eu Fico feliz por termos contatado DR.AGBAZARA, porque a gravidez que ele soletrava nos colocou à vontade e acredito honestamente nele, e seus poderes realmente nos ajudaram também, agradeço por tudo o que ele fez. entre em contato com ele por e-mail em: ( agbazara@gmail.com ) ou ( WHATSAPP; +2348104102662 ) se você está tentando obter um bebê, ele tem poderes para fazê-lo.

    ResponderExcluir