quarta-feira, 29 de maio de 2013

Oscar Schmidt volta a lutar contra câncer no cérebro, diz jornalista


Oscar se diz otimista para derrotar câncer: "É mais um desafio. Venci vários"
29/05/201300h25
O ex-jogador Oscar Schmidt falou pela primeira vez sobre a batalha que tem travado contra um câncer no cérebro. Na noite desta terça-feira, após evento em uma universidade de São Paulo, o "Mão Santa" conversou com jornalistas e demonstrou otimismo para vencer a doença.

"Este é mais um desafio. Venci vários a vida toda. Se não vencer lá na frente, paciência. Farei de tudo. Se tiver de abrir a cabeça dez vezes, eu abro. Desde que me deixem a fala e a sobriedade", afirmou ao jornal O Globo.

Após passar por uma cirurgia no cérebro, em abril, para controlar um tumor de grau 3, considerado grave, o ex-jogador tem enfrentado sessões de radioterapia e quimioterapia. Mesmo assim, ele garante que jamais vai perder o alto-astral, uma de suas principais características.

"Meu alto-astral não vou perder nunca. A doença é grave. Farei o tratamento e espero sair desta. Vou continuar a dar as minhas palestras. Faço radioterapia e quimio. Estou enjoando muito. Não gosto mais de refrigerante e de um monte de coisas, mas estive pior.

Da outra vez foram oito horas de operação e agora, seis. Voltei para casa em cinco dias. Na primeira vez foram uns 12 dias. Estou bem agora", disse o ex-jogador, que já havia passado pelo mesmo procedimento em 2011, mas para a retirada de um tumor menor e de grau considerado baixo.

Mesmo bem humorado, Oscar, que palestrou pela primeira vez desde a segunda cirurgia, admite que o enjoativo tratamento tem mudado sua rotina diária.

"Minha rotina mudou, porque o tratamento enjoa muito. Tomei um remédio antes de vir para a palestra. Mas estou em casa. Durmo e acordo em casa", revelou.

Oscar Schmidt luta contra tumor no cérebro e fará tratamento "até o fim da vida"
28/05/201317h48
José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo

Ex-jogador brasileiro Oscar Schmidt precisará de tratamento
O ex-jogador Oscar Schmidt, considerado o maior de todos os tempos no basquete brasileiro, luta contra um tumor no cérebro, e, de acordo com a família, precisará fazer tratamento pelo resto de sua vida.

Em maio de 2011, o "Mão Santa" já havia passado por cirurgia em função do problema. O tumor maligno aumentou recentemente, o que foi notado após o ex-jogador realizar exames de rotina. Ele precisou passar por uma nova cirurgia, em abril.

"Ele fez cirurgia após ter aumentado o tumor. O Oscar descobriu que cresceu um pouquinho porque ele tem que fazer controle daquele primeiro tumor. Como cresceu, foi necessária uma nova cirurgia. Ele vai ter que fazer esse controle e esse tratamento até morrer", falou sua mulher Cristina ao UOL Esporte.

O ex-jogador não queria que a notícia viesse a público, mas ela vazou no último final de semana, em almoço realizado para comemorar os 50 anos do título mundial da seleção brasileira.

Oscar faz parte do Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball desde fevereiro deste ano.

No Brasil, Oscar atuou por Palmeiras, Sírio, Corinthians, Bandeirantes, Barueri e Flamengo. Na Europa, passou por Caserta e Pavia, da Itália, e do Forum Valladolid, da Espanha.

Além disso, o "Mão Santa" atuou pela seleção entre 1977 e 1996, em trajetória que teve como ponto alto a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987.
 
Oscar Schmidt volta a lutar contra câncer no cérebro, diz jornalista
Ex-jogador de basquete teria passado passado por nova cirurgia para retirada no tumor no fim de abril
O Dia
 

Oscar Schmidt passou por cirurgia para retirada de tumor em abril
Foto:  André Luiz Mello / Agência O Dia

São Paulo - O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt está lutando contra um câncer no cérebro e teria sido submetido a uma cirurgia para a retirada do tumor, diagonosticado como maligno, no fim do último mês de abril, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

De acordo com o jornalista Fernando Vannucci, que divulgou a informação em sua página no Facebook no início desta semana, o nódulo era considerado grande e a doença preocupa a família do ex-atleta. Oscar estaria se recuperando em casa, onde segue realizando quimioterapia diariamente.

Aos 55 anos, 32 deles dedicados ao basquete, o Mão Santa já travou uma batalha contra o câncer em 2011, quando também foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor, mas benigno na ocasião.

Um comentário:

  1. Olá Fernando
    Belo post, uma lição de vida
    Ele vai conseguir, nós vamos conseguir, porque decidimos viver.
    Bj
    Sol

    ResponderExcluir